Não se esqueça: beber e dirigir nunca é uma opção
26 Abril 2019
Os efeitos nocivos do álcool sobre o ato de dirigir já começam no primeiro gole. Entenda o problema e busque alternativas.
Mais de 50% dos acidentes de trânsito que ocorrem no Brasil têm uma pessoa alcoolizada envolvida (Portal do Trânsito). Beber e dirigir é algo tão nocivo que, para conscientizar seus colaboradores, a Pluxee traz neste artigo os efeitos do uso do álcool na hora de dirigir, destacando a falta de responsabilidade e de respeito no trânsito dos motoristas que fazem isso.
Mudanças no reflexo e na percepção de espaço são alguns efeitos que afetam capacidade de dirigir quando se ingere bebida alcoólica. Afinal, dirigir bêbado é crime e falta de responsabilidade no trânsito.
Qualquer quantidade de álcool afeta sua capacidade de dirigir. Segundo o Detran, consumir bebida alcoólica ou usar drogas antes de dirigir causa diversos efeitos:
- Reduz a concentração
- Afeta a coordenação motora
- Muda o comportamento, levando a atitudes mais impetuosas que podem causar graves acidentes
- Prejudica a percepção de situações de perigo
- Reduz a capacidade de ação e reação
E os efeitos do álcool no organismo que afetam sua capacidade de dirigir adequadamente podem durar até 24 horas, segundo o blog Autoesporte, que conta com diversas dicas de trânsito seguro.
Bebeu? Antes de pegar no volante, lembre-se de que você pode chamar um táxi ou pedir para uma pessoa habilitada que não consumiu álcool dirija seu veículo. Fazendo isso, você não coloca em risco a sua vida e a de outras pessoas.