Como implantar pagamento online no delivery do seu restaurante

Por que ter um restaurante com pagamento online?

25 Julho 2023

Conquiste novos clientes oferecendo as diversas formas de pagamento possíveis. O pagamento online traz mais segurança para sua operação e deixa o consumidor satisfeito.

 

É inegável que a receita para aumentar as vendas gira em torno de modernização, e isso tem relação direta com um restaurante com pagamento online. De fato, nas expectativas dos clientes, o food service precisa oferecer uma verdadeira combinação de praticidade e facilidade em todos os sentidos.

Um processo de pagamento muito complicado ou com opções apenas em dinheiro e cartão de débito ou crédito podem ser suficientes para fazer alguém desistir de uma compra e acabar indo à concorrência. Para evitar que isso aconteça, você precisa entender quais são as vantagens de adotar o pagamento em plataformas digitais e como isso impacta no funcionamento do negócio. Confira tudo isso e muito mais na leitura desse artigo!

Mais segurança nas entregas

Se você tem delivery em seu restaurante, sabe que o responsável pelas entregas precisa rodar por diversos endereços com uma quantia em espécie no bolso e máquinas de cartão, e por isso corre uma série de riscos. Dessa forma, adotar o pagamento online por uma plataforma digital faz a diferença para evitar furtos nas ruas  e não deixar os entregadores vulneráveis no momento da entrega do pedido, ao contar dinheiro no meio da rua.

Não importa o bairro ou região, sempre é melhor evitar esse tipo de exposição do entregador e do cliente. Sem contar que quando o restaurante trabalha com pagamento online, em que o cliente paga na hora de fazer o pedido online no app de entrega ou em algum canal do próprio estabelecimento, o tempo em cada entrega de delivery consegue ser mais bem aproveitado por não haver a necessidade de aguardar o cliente procurar pelo troco, por exemplo.

Vale ressaltar que os seguros costumam cobrir danos e extravios de bens, porém, o dinheiro em espécie, quando levado, se foi para sempre. Isso é muito diferente de recebê-lo diretamente em uma conta digital integrada do restaurante, pela qual você mesmo consegue gerenciar os acessos e avisar diretamente ao banco caso identifique qualquer movimentação suspeita.

Interessado em segurança nas transações do seu restaurante? Confira neste artigo dicas para evitar fraudes de pagamento no seu estabelecimento.

Conveniência para o cliente

Na visão dos clientes, contar com o pagamento online também representa conveniência e segurança de modo geral. No mundo atual, em que tudo é muito dinâmico, a rapidez do pagamento digital se destaca em conjunto à segurança das transações eletrônicas, que contam com diferentes graus de proteção.

Existem recursos de criptografia que fazem com que todos os dados sejam protegidos com o máximo de sigilo. Outro ponto muito importante desse sistema de pagamento online é a forma com que o processo de checkout na plataforma (etapa final de uma compra digital) permite a conclusão da operação em segundos.

O cliente não precisa se preocupar com o “golpe da maquininha”, que recentemente tem se tornado notícia, no qual pessoas fingem ser entregadores e acabam cobrando taxas extras de entrega para os clientes, que ao digitarem suas senhas em máquinas fraudadas, com visor quebrado, tomam grandes prejuízos. Por isso, as formas de pagamento online trazem mais segurança, praticidade e tranquilidade para você, sua equipe e seus clientes.

Em um período em que os consumidores estão cada vez mais adaptando os seus hábitos de consumo, especialmente no cenário do mercado de retomada pós-covid, é fundamental que o digital ganhe espaço nos restaurantes. Segundo dados de uma pesquisa feita pelo Google, 49% dos consumidores vão priorizar a compra digital e as plataformas de pagamento online pelos próximos meses.

Controle de gastos

O registro feito de forma manual nas vendas do restaurante pode aumentar as chances de erros nos documentos. Esses dados quando inseridos incorretamente dificultam e muito o trabalho de gestão e o controle de gastos. Quando os pagamentos acontecem online, todos esses registros e funções passam a ser automatizados e isso evita a perda de tempo com checagem nos registros.

Além disso, ter um controle frequente e eficiente das vendas permite saber quando colocar estratégias de marketing em prática, o que mais chama a atenção dos clientes e traz confiança para fazer novos investimentos no restaurante. E, o principal, é que isso faz com que o consumidor tenda a gastar mais no seu estabelecimento por não ficar preso em uma única opção de pagamento.

Integração de vendas online com o restaurante

Se você está pensando em vender por um restaurante online e não sabe por onde começar, esse tipo de pagamento permite um processo de transição muito simples e prático. A integração entre o funcionamento do restaurante e uma plataforma de pagamento online, como um aplicativo de delivery, otimiza e amplia as possibilidades de vendas com aspectos de modernização que contribuem para o crescimento no mercado.

Ao falar na experiência do consumidor, o pagamento digital é um ponto importante. Afinal, quando se trata de opções de pagamentos, qualquer detalhe pode significar uma perda. A integração com o restaurante se dá por conta de tecnologias que integram os pagamentos de vendas feitas pelo delivery em plataformas de redes sociais, como o WhatsApp, Instagram e Facebook.

Configuração rápida

O restaurante que conta com formas de pagamento online faz os procedimentos de maneira mais rápida, pois esse tipo de plataforma tem um funcionamento intuitivo e simples na maioria das vezes. E as facilidades não estão apenas no momento de usar, a configuração também pode ser feita por quem não tem muita experiência no assunto, sem grandes dificuldades.

Transações online

Para que seja possível aproveitar todas as vantagens do pagamento online é preciso contar com internet para que a troca de dados aconteça. É necessário também ter uma plataforma online com uma conta digital, uma carteira digital ou um aplicativo de banco disponível. Vale destacar que os meios de pagamento online podem ter a integração com o ponto físico, e um dos exemplos mais usados é a maquininha móvel de cartão que opera com internet e possibilita o meio de pagamento digital.

Venda online com o cartão Sodexo

Uma excelente opção para modernizar suas vendas e integrar os meios de pagamento online é o cartão vale-refeição da Sodexo. Dessa forma, os pagamentos em vale-refeição podem ser aceitos em plataformas digitais de delivery, como Ifood, Rappi, Livup e muito mais. Assim, os consumidores conseguem pagar diretamente nos aplicativos com o cartão Sodexo, isso aumenta o número de vendas e o alcance no interesse do público.

Para que os cartões Sodexo sejam aceitos em aplicativos de compras, é necessário que o restaurante faça a habilitação da modalidade diretamente nas plataformas digitais da operadora. Depois disso, ao fazer a seleção dos restaurantes que oferecem esse tipo de pagamento, o consumidor vai se deparar com os serviços disponíveis, sendo que essa modalidade é um diferencial e tanto na fidelização de clientes.

Agora você já sabe quais são as vantagens de ter um restaurante com pagamento online. Muito além de modernidade, contar com esse tipo de opção é uma forma de aumentar o interesse dos clientes e estar nos mesmos lugares que seu público-alvo, como as redes sociais e os aplicativos de delivery. Essas facilidades fazem a diferença na decisão de compra e contribuem para um relacionamento de confiança a longo prazo.

Se você ainda não aceita o vale-refeição, confira todas as vantagens de aceitar Sodexo no seu estabelecimento. A Sodexo é parceira do seu negócio, faça seu credenciamento online e descubra como aumentar as possibilidades de compra para seus consumidores de maneira personalizada.