Como você se comporta no trabalho? Saiba como se manter bem com colegas e líderes.

Suas atitudes podem prejudicar você no ambiente de trabalho

19 Junho 2023

A forma como interagir com seus colegas de trabalho é uma decisão sua, mas pode impactar em seu desenvolvimento na empresa. Confira.

vAtitudes que podem prejudicar sua imagem no trabalho

 

Construir uma imagem pessoal positiva no ambiente em que você trabalha é importante. A forma como nos comportamos com colegas e gestores pode trazer consequências para sua carreira. Leia, a seguir, uma lista com atitudes que podem prejudicar seu desenvolvimento profissional:

Não cumprimentar as pessoas

Um "oi" ou "bom dia" pode fazer toda a diferença na sua imagem. Quem passa por todos sem sequer fazer um contato visual, pode ser visto como um indivíduo pouco acessível e até arrogante. No caso do líder, a responsabilidade é ainda maior, uma vez que o esperado é que esse profissional se comporte como um exemplo para toda a equipe.

Falar alto ao telefone

Seja por estar envolvido em uma conversa importante de trabalho ou tratando de uma questão pessoal, falar alto em locais com mais pessoas pode parecer um sinal de desrespeito. Os espaços de trabalho são compartilhados e é importante demonstrar que você cuida de quem está à sua volta.

Diferenciar o tratamento por idade

Hoje até cinco gerações podem estar trabalhando simultaneamente em um mesmo ambiente. Cada pessoa, independentemente de sua idade, tem pontos positivos a compartilhar e diversas oportunidades para aprender. Saiba como evitar o etarismo (preconceito de idade) baixando este infográfico gratuito.

Usar expressões preconceituosas

O respeito deve fazer parte de qualquer ambiente de trabalho. Adotar uma linguagem inclusiva, em que todas as diferenças são acolhidas, é o melhor caminho para você se destacar positivamente onde estiver. E isso fará bem para sua imagem dentro e fora do trabalho.

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Ignorar as conquistas dos outros

Saber reconhecer as conquistas de seus colegas ou de sua equipe é fundamental para criar um ambiente de trabalho harmonioso. Além de servir como estímulo para a produtividade, mostra que todos os colaboradores podem fazer uma diferença positiva para a empresa. Saiba mais sobre reconhecimento neste e-book sobre valorização dos funcionários.

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