Técnica Pomodoro: conheça esse método de gestão de tempo
22 Dezembro 2022
Saiba como otimizar o seu tempo e ser mais produtivo com a Técnica Pomodoro
Muitas vezes temos a sensação de que 24 horas por dia não são suficientes para organizar toda a nossa rotina e cumprir nossos compromissos, não é mesmo? Por isso, uma boa gestão do tempo é essencial para aumentar a sua produtividade e ter a sensação de dever cumprido ao final do dia. Existem vários métodos para organizar melhor o seu tempo – e a Técnica Pomodoro tem ganhado destaque.
Afinal, o que é a Técnica Pomodoro?
Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas o método pomodoro propõe mais pausas e intervalos durante o trabalho para ser mais produtivo. Isso porque, segundo uma pesquisa da DeskTime, um software americano de rastreamento de tempo, apenas 50% do tempo que passamos na frente da tela do computador é de fato produtivo.
Distrações, imprevistos e compromissos de última hora podem tirar nossa concentração. Sabemos que, por causa da pandemia de Covid-19, o trabalho remoto se popularizou bastante. Mas o profissional que trabalha em casa está sujeito a ser interrompido pelos filhos ou perder o foco com outras distrações em casa, como animais de estimação ou uma entrega, por exemplo. Dessa forma, a técnica de pomodoro promete ajudar a fazer o seu trabalho render mais.
Interessado no tema gestão do tempo? Então baixe gratuitamente
um infográfico sobre como organizar o tempo no trabalho!
Como funciona a Técnica de Pomodoro?
O método foi desenvolvido na década de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que depois fundou uma consultoria especializada em gestão de tempo em Berlim, na Alemanha. A técnica defende que fazer pausas mais frequentes aumenta a agilidade mental. Mas o tempo de intervalo deve ser devidamente controlado e cronometrado. Quando Cirillo criou a técnica, há cerca de 40 anos, ele usava um alarme de cozinha em formato de tomate (conhecido como tomato timer, em inglês) para cronometrar as pausas – daí vem o nome “Pomodoro”, que significa tomate em italiano.
Segundo a técnica, depois de estabelecer uma lista de tarefas e ordenar as prioridades, o dia deve ser dividido em intervalos ou ciclos pomodoro. Cada um deles equivale a 25 minutos de trabalho concentrado. Nesses 25 minutos, você deve dedicar atenção exclusiva à sua tarefa. Ao final de cada ciclo, faça uma pausa cronometrada de 5 minutos. Para isso, utilize um timer que vai funcionar como um cronômetro pomodoro.
Atividades que demandam mais de 25 minutos podem incorporar mais de um ciclo pomodoro até que sejam concluídas. O essencial é que as pausas sejam realizadas ao final de cada ciclo. E a cada quatro ciclos pomodoro, você pode fazer um intervalo maior de 10 minutos - sempre utilizando algum tipo de timer pomodoro.
Durante as pausas, você pode se levantar para tomar água ou café, se alongar e até dar uma espiada nas suas redes sociais. O criador do sistema pomodoro defende que as pessoas são mais produtivas quando têm uma meta de tempo a cumprir para finalizar determinada atividade e quando o cérebro sabe que haverá uma pausa de recompensa. E para que as pausas não passem do tempo adequado, principalmente se estiver em um ambiente com muitas distrações, o ideal é cronometrar cada intervalo com o que chamamos de “relógio pomodoro” (ou temporizador pomodoro).
Leia também: