Conheça três métodos de produtividade para trabalhar melhor

5 mitos e verdades sobre produtividade no trabalho

22 Fevereiro 2019

Saiba como alavancar os indicadores de um jeito efetivo, em todos os modelos existentes

Saiba como alavancar os indicadores de um jeito efetivo, em todos os modelos existentes

Entenda como o RH pode aumentar a produtividade no trabalho.

 

Produtividade no trabalho é um assunto cada vez mais recorrente. Afinal, quanto maiores forem os indicadores de produtividade, mais entregas de qualidade serão feitas dia a dia. Mas como garantir que isso aconteça na prática? É papel dos empregadores oferecer os meios e estímulos adequados às equipes para garantir motivação e produtividade.

Tal máxima vale para todos os modelos de trabalho, seja híbrido, presencial ou remoto. E aí, quer saber qual é a fórmula do sucesso? É o que contamos neste artigo. Você verá:

O que é produtividade no trabalho?

Primeiro, vamos recorrer ao bom e velho dicionário para desmistificar o termo. Produtividade é "a relação entre o que é produzido e os meios aplicados para produção". Ou seja, não se trata apenas de fazer mais em menos tempo. É necessário haver um equilíbrio entre os seguintes fatores: qualidade, quantidade, recursos disponíveis e esforços empregados.

 

Em poucas palavras, o indicador de produtividade depende do esforço e da organização dos profissionais, dos estímulos oferecidos pela companhia e também da infraestrutura que lhes é disponibilizada para realizar as tarefas. 

Infográfico sobre gestão do tempo no trabalho

Está gostando da leitura, então aproveite para baixar gratuitamente este infográfico sobre gestão do tempo e ajude sua equipe a ser mais produtiva.

 

Como aumentar os indicadores de produtividade?

É preciso traçar uma estratégia consistente para garantir o aumento da produtividade. Há diversas dicas de produtividade por aí, mas é preciso ter em mente que nem todas elas funcionam na prática. O dia a dia é muito diferente da teoria. Por isso, trazemos aqui cinco mitos e também cinco verdades sobre o tema.

 

Metas ousadas são fundamentais para alavancar a produtividade no trabalho 
É falso! Claro que é importante estabelecer objetivos e metas para as equipes, mas a pressão exacerbada pode causar um efeito rebote. De acordo com o coach Rogério Oliveira, a produtividade no trabalho tende a cair quando os times se sentem pressionados. Daí a importância de criar metas que sejam absolutamente palpáveis, concretas e possíveis de atingir.

"Pedir para uma equipe de vendas, por exemplo, aumentar o desempenho em 50% de um mês para o outro pode tirar o sono de muita gente. Ninguém consegue render dessa forma. É preciso haver equilíbrio", comenta a psicóloga do trabalho Sandra Rego.

 

Bons indicadores de produtividade dependem apenas da autonomia dada às equipes 
É falso! Autonomia é uma característica fundamental para o bom andamento do trabalho. No entanto, não é o único fator. É fundamental que o gestor de cada equipe saiba bem definir e distribuir as funções. Dessa forma, os profissionais saberão exatamente o que fazer e não se sentirão perdidos, garantindo o aumento da produtividade individual e de motivação de  equipes.

Estar com a saúde mental em dia é primordial 
Verdade! Tratar de possíveis questões relacionadas à saúde mental é um dos pilares da produtividade no trabalho. Afina, nenhuma pessoa produtiva trabalha bem se estiver se sentindo mal. Disponibilizar acompanhamento psicológico às equipes tem sido cada vez mais importante para os negócios.

Trabalhar mais tempo é fundamental para entregar mais e melhor 
Totalmente falso. O motivo? Como comentamos, a produtividade na empresa não depende somente da quantidade de horas trabalhadas. É uma combinação de diversos fatores primordiais. Quando uma pessoa trabalha além do que pode e deve, tende a ficar esgotada. E a qualidade das entregas, por sua vez, cai drasticamente.

"É papel dos líderes saber respeitar os horários e incentivar que suas equipes descansem", sugere Sandra.

 

A produtividade no trabalho é resultado de cabeças 100% focadas nas tarefas 
Falso! Já parou para pensar que quando estamos muito tempo fazendo algo, o cérebro começa a falhar e alguns erros passam despercebidos? O motivo é simples: o ser humano precisa de respiros para ser uma pessoa produtiva.

Claro que o foco é importante, mas saber fazer pautas estratégicas é fundamental para arejar as ideias e seguir em frente com mais gás. É papel da empresa - e sobretudo dos gestores - incentivar que os times façam isso no dia a dia. Acredite: o momento do café pode fazer milagres nos indicadores de produtividade!

O reconhecimento vale ouro na busca por produtividade no trabalho 
Totalmente verdade. Segundo um estudo feito pela consultoria Gartner, trata-se de uma maneira efetiva e econômica de melhorar o desempenho das equipes e comemorar o sucesso. Para se ter uma ideia, para 70% da força de trabalho o reconhecimento pode impulsionar em 6% a performance dos colaboradores.

 

Organizar a rotina é o melhor caminho para aumentar o índice de produtividade 
Verdade! Estimule as equipes a organizar a rotina por tarefas. Ou seja, criar slots de tempo no calendário de acordo com as atividades que devem ser desempenhadas. "Esse hábito ajuda na concentração e na qualidade das entregas", ressalta a psicóloga Sandra.

Não esqueça se recomendar que as equipes também incluam as pausas para o café ou para o alongamento, entre outras tantas possibilidades de respiro.

Valorize o multitarefa para aumentar a produtividade no trabalho 
Mito total. Fazer várias coisas não significa executá-las bem. Quando há diversas tarefas a serem realizadas, com competências e graus de dificuldade distintos, o funcionário pode se perder. E aí, a regra é clara: fazer mais não significa entregar o melhor.

Estabelecer boas práticas para reuniões é uma boa maneira de aumentar a produtividade 
Verdade! Ninguém é produtivo quando está em reunião o dia inteiro - e elas aumentaram muito desde o início da pandemia. Por isso, estabeleça prioridades e só marque um encontro, seja físico ou virtual, para resolver pendências ou conversar sobre temas que realmente precisem dessa interação.

Lembre-se: a comunicação é fundamental, mas tudo que acontece em excesso pode atrapalhar os indicadores de produtividade.

Ter uma vida saudável vale ouro para as equipes - e para os negócios 
Verdade! Profissionais saudáveis produzem mais e tendem a ser criativos. Para se ter uma ideia, no Reino Unido as atividades físicas passarão a ser recomendadas por receita médica. O objetivo é desafogar o sistema de saúde local. Olha só a importância de movimentar o corpo!

Além disso, a alimentação também faz a diferença. Fazer todas as refeições, de um modo saudável, é comprovadamente uma forma efetiva de impulsionar a produtividade no trabalho. É o que diz a Organização Internacional do Trabalho. Portanto, oferecer benefícios para funcionários com acesso a alimentos mais adequados do ponto de vista nutricional, como vale-refeição e vale-alimentação, é primordial nessa estratégia.

 

Concluindo: como aumentar a produtividade da equipe? 
Muito se fala sobre produtividade no trabalho - e com total razão, já que esse indicador é fundamental para o sucesso dos negócios. Afinal, como foi dito ao longo do artigo, é preciso debater o tema e adotar uma estratégia de produtividade eficiente. Quando existe uma preocupação legítima com o bem-estar das equipes e com a organização da rotina, as entregas tendem a ser melhores.

Afinal, produtividade não se trata de quantidade, mas sim de qualidade! E aí, gostou do artigo? Certamente vai te ajudar a traçar um plano de benefícios que fará as suas equipes trabalharem melhor. Quer mais dicas sobre esse e outros assuntos? Então, aproveite agora para assinar a nossa newsletter!

Até a próxima!