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Aceite Sodexo em seu Estabelecimento

O consumidor durante a quarentena

24/03/21 16:31

O que seu cliente espera do seu restaurante, num momento em que a pandemia do coronavírus continua exigindo isolamento social

 

Covid-19: como os restaurantes podem se adaptar

 

Sem dúvidas, a quarentena causada pela Covid-19 está mudando o comportamento do consumidor, inclusive com relação à alimentação fora do lar. As instruções de distanciamento social levaram pessoas a buscar novas formas de suprir suas demandas, criando percepção e vivência de consumo inovadoras.
 

O consumo refeições em um estabelecimento físico, que oferecia ambientes compartilhados com outras pessoas, pode gerar um sentimento de insegurança, mesmo quando a abertura do restaurante é permitida com regras definidas para evitar a disseminação do vírus. Dessa forma, o método de oferecer opções de alimentação está mudando para que os restaurantes consigam se adaptar à realidade de um consumo com restrições físicas.
 

Para se prevenir do novo coronavírus, as pessoas precisam ficar em casa e sair somente em caso de extrema necessidade. O home office se tornou uma realidade, com muitos profissionais passando a comer em casa quando antes almoçavam em restaurantes próximos ao trabalho. Até mesmo os jantares, um programa de lazer muito popular, agora são feitos na residência.  

 

Nesse sentido, os pedidos online de delivery e o contato virtual se tornaram essenciais. Até os consumidores mais conservadores se renderam a essas soluções.
 

Outro hábito que surgiu durante esse período é o pensamento no coletivo. Ir ao mercado e trazer mais que o necessário não é considerado uma atitude correta nesse momento. Aquelas compras promocionais (exemplo: leve 5 e pague menos) deixaram de ser a principal atração de mercados de todos os portes, afetando diversos modelos de negócios.
 

É por isso que elaboramos este guia prático. Nele, você saberá exatamente o que seu cliente espera do seu estabelecimento na pandemia.

 

O comportamento do consumidor mudou com a quarentena.

 

Veja as condições que o cliente mais valoriza durante a pandemia do Covid-19.

Personalização

Deixe seu cardápio enxuto para facilitar sua operação, mas lembre-se de que a customização é bastante visada pelos clientes, principalmente durante atendimentos e consumo de produtos. Por isso, permita que eles tenham autonomia para ajustar os pedidos de acordo com as suas preferências. Ofereça alguns mimos também, sempre que possível, para fidelizar seus clientes.

Relacionamento

Criar vínculo online durante esse período é indispensável. Para isso, conquiste a confiança dos consumidores, explicando as mudanças do seu restaurante para combater o Covid-19, garantindo a saúde e o bem-estar de todos (clientela e funcionários).

Experiência de compra

A experiência de compra é decisiva para o público. Logo, providencie todas as ferramentas necessárias para garantir o funcionamento adequado do seu negócio de forma digital, como ofertar atendimento via Whatsapp otimizar o site, atualizar o aplicativo, manter as redes sociais ativas, além de oferecer delivery ou take away seguro e recomendar pagamentos online.

Empatia

Sua clientela está muito sensível aos impactos da pandemia, tanto na vida pessoal como profissional. Mostre a seus consumidores que você está fazendo o possível para oferecer soluções eficientes. Mande mensagens que demonstrem empatia, como: "fique em casa e seguro. Aproveite seu produto".

Praticidade

Praticidade é indispensável para fidelizar clientes. Para isso, ofereça serviços que funcionam de forma instantânea e efetiva. Dê toda as ferramentas para o público encontrar seu estabelecimento e usufruir de todos os recursos disponíveis. Avalie sua presença em aplicativos de delivery para aumentar a visibilidade do seu negócio. 

Segurança

Nesse e em todos os momentos, os consumidores valorizam a segurança em compras online e delivery. Portanto, providencie um sistema criptografado para pagamentos digitais e forneça acessórios de proteção (máscara, luvas e álcool gel) para seus entregadores.

Posicionamento social

Os clientes veem o posicionamento social das empresas com bons olhos. Use as mídias sociais para transparecer esse sentimento, divulgue tudo o que seu estabelecimento está fazendo para atender melhor a todos. Você pode, por exemplo, ajudar instituições de caridade ou informar sobre sua operação de delivery sustentável.

Assim como antes da quarentena, seus consumidores desejam ter uma experiência memorável durante o isolamento. Coloque-o como foco e colha excelentes resultados. 

 

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