Filtrar
Gestão de Pessoas

O que é o modelo híbrido de trabalho e como as empresas podem se adaptar?

26/01/21 17:43

Diante do “novo normal” e das diferenças entre o home office e o trabalho presencial é preciso extrair o melhor dos dois mundos

 

como funciona o modelo híbrido de trabalho

 

 

O mundo já estava assustado com o coronavírus quando as empresas precisaram começar a adotar o regime de home office. Àquela altura, ninguém imaginava como seria a adaptação às atividades remotas – a ideia de trabalhar online sequer passava na mente da maioria dos gestores. À medida em que as restrições foram sendo flexibilizadas, entretanto, percebeu-se que um modelo híbrido de trabalho não apenas pode funcionar muito bem como pode ser a melhor alternativa para o “novo normal”, afinal, o trabalho home office, para a maioria das empresas, deu super certo!

 

Modelo híbrido de trabalho

 

 

Como o próprio nome indica, o modelo híbrido de trabalho é a modalidade em que os funcionários podem se revezar entre as atividades presenciais na sede física da empresa e em suas próprias casas (trabalho online, remoto ou home office). Esse modelo já é regulamentado no Brasil desde a última reforma trabalhista, mas antes da pandemia, ainda eram poucas as empresas que escolhiam essa alternativa.

 

Agora, diante das circunstâncias e do chamado “novo normal”, muitos profissionais perceberam que o trabalho home office não foi ruim como alguns imaginaram que poderia ser. É claro que algumas características do trabalho presencial fizeram falta, como as reuniões de brainstorming e até a interação social entre os membros da equipe.

 

Por isso, o modelo híbrido de trabalho tem sido visto como o melhor dos dois mundos por juntar a flexibilidade e a economia para as empresas, gerada pelo home office, e regularidade da interação e das decisões, que são mais bem tomadas de modo presencial. São duas formas de trabalho unidas!

 

Adaptação

 

Para as empresas que só consideraram essa nova modalidade durante esse período de isolamento, a adaptação pode trazer alguns desafios, mas não faltam referências para fazer as coisas darem certo. Além disso, uma forma de colocar tudo nos trilhos é investir na motivação da equipe para encarar a nova realidade  de trabalho home office.

 

Segurança digital no home office

 

Com isso em mente, a Sodexo lançou um benefício pré-pago que é flexível o suficiente para atender às novas necessidades do trabalho remoto: o Sodexo Multi. O cartão pode ser usado tanto para despesas corporativas mais tradicionais, como hospedagens e viagens a trabalho, como para compras mais livres, de acordo com o gosto do colaborador.

 

Com o Sodexo Multi, é possível, por exemplo, assinar serviços de streaming, comprar jogos e aplicativos em lojas virtuais, fazer recargas de celular e até investir na mobília para o escritório dentro de casa, tornando o home office melhor!

 

Leia também

 

Veja benefícios para seu home office

 

Como administrar o estresse no home office