Filtrar
Guia da Carreira

Como falar em público com confiança?

16/01/17 11:44

Reunimos dicas de especialistas para você falar bem em público e com mais confiança:

Antes da apresentação

Conheça a pauta – Estude bem o conteúdo que você vai falar em público. Assim você ficará mais seguro e a reunião será mais dinâmica. A autoconfiança nessas horas faz toda a diferença!

Treine o corpo – Não é só a comunicação verbal que importa em uma palestra. A postura também dirá muito sobre você! Fique em pé. Coloque a mão em seu abdômen. Inspire, expire. Exercitando-se, você relaxa o seu corpo para o momento da sua fala.

Treine a fala – A pronúncia de algumas palavras é complicada. Pratique bem a fala das palavras difíceis antes da apresentação, sobretudo os termos estrangeiros. A arte de falar em público pode ser aprendida.

Memorize o discurso – Separe seu conteúdo em etapas, assim a compreensão dos conceitos fica mais fácil. Melhor entender os dados do que simplesmente decorá-los.

Relaxe! – Apertar e afrouxar as mãos várias vezes é um bom treinamento para liberar a adrenalina e relaxar seu corpo para o desafio que está por vir.

 

Durante a apresentação

Faça uma boa introdução – Exponha já de início a ideia principal que você falará aos presentes. Esta é a hora de desenvolver seu pensamento e transformá-lo em palavras.

Fale pausadamente – Falar diretamente não é falar com pressa. Tenha tranquilidade no momento de expor seu conteúdo. A compreensão do público vai depender da sua dicção.

Mantenha o interesse dos envolvidos – Para manter o público atento, é primordial que o orador tenha energia nas palavras e nas posturas corporais. Essa empolgação tem de ser transmitida aos ouvintes.

Use o silêncio a seu favor – Transforme o momento em que talvez você esteja nervoso em uma oportunidade para reorganizar os seus pensamentos e discursar melhor.

Mantenha a postura – Ficar em posição relaxada e ereta dos ombros é uma mensagem ao cérebro que demonstra confiança.

Conte uma história – Transforma o conteúdo da apresentação em uma história torna sua fala mais natural e a mensagem sai com maior fluidez.

Module o tom de voz – Uma fala constante torna a conferência enfadonha. Fale de forma enfática em alguns momentos e em tom mais baixo em outros.

Alterne o contato visual - Separe o seu público em quatro partes. Serão seus pontos de visão. Mirar pontos diferentes do público torna a apresentação mais dinâmica.

Encerre brilhantemente

Reforçar a ideia principal da sua apresentação no final é uma forma de amarrar o tema da sua oratória. Assim como você foi direto quando iniciou sua fala, seja direto no final também, para que sua audiência saia da sala com o conteúdo que você idealizou.

Veja também

Como fazer compostagem em um apartamento
Sustentabilidade

Aprenda a fazer compostagem em qualquer espaço

07/12/18 14:43

Você sabia que é possível montar uma composteira até em um apartamento pequeno? Você gera menos lixo e um planeta mais limpo para todos.

Dicas para quem vai morar sozinho
Sodexo Club

Dicas para quem vai morar sozinho

07/12/18 13:44

Para muitos, sair da casa dos pais é um passo importante na transição para a chamada vida adulta. Como fazer isso sem sofrer?