Antes da apresentação
Conheça a pauta – Estude bem o conteúdo que você vai falar em público. Assim você ficará mais seguro e a reunião será mais dinâmica. A autoconfiança nessas horas faz toda a diferença!
Treine o corpo – Não é só a comunicação verbal que importa em uma palestra. A postura também dirá muito sobre você! Fique em pé. Coloque a mão em seu abdômen. Inspire, expire. Exercitando-se, você relaxa o seu corpo para o momento da sua fala.
Treine a fala – A pronúncia de algumas palavras é complicada. Pratique bem a fala das palavras difíceis antes da apresentação, sobretudo os termos estrangeiros. A arte de falar em público pode ser aprendida.
Memorize o discurso – Separe seu conteúdo em etapas, assim a compreensão dos conceitos fica mais fácil. Melhor entender os dados do que simplesmente decorá-los.
Relaxe! – Apertar e afrouxar as mãos várias vezes é um bom treinamento para liberar a adrenalina e relaxar seu corpo para o desafio que está por vir.
Durante a apresentação
Faça uma boa introdução – Exponha já de início a ideia principal que você falará aos presentes. Esta é a hora de desenvolver seu pensamento e transformá-lo em palavras.
Fale pausadamente – Falar diretamente não é falar com pressa. Tenha tranquilidade no momento de expor seu conteúdo. A compreensão do público vai depender da sua dicção.
Mantenha o interesse dos envolvidos – Para manter o público atento, é primordial que o orador tenha energia nas palavras e nas posturas corporais. Essa empolgação tem de ser transmitida aos ouvintes.
Use o silêncio a seu favor – Transforme o momento em que talvez você esteja nervoso em uma oportunidade para reorganizar os seus pensamentos e discursar melhor.
Mantenha a postura – Ficar em posição relaxada e ereta dos ombros é uma mensagem ao cérebro que demonstra confiança.
Conte uma história – Transforma o conteúdo da apresentação em uma história torna sua fala mais natural e a mensagem sai com maior fluidez.
Module o tom de voz – Uma fala constante torna a conferência enfadonha. Fale de forma enfática em alguns momentos e em tom mais baixo em outros.
Alterne o contato visual - Separe o seu público em quatro partes. Serão seus pontos de visão. Mirar pontos diferentes do público torna a apresentação mais dinâmica.
Encerre brilhantemente
Reforçar a ideia principal da sua apresentação no final é uma forma de amarrar o tema da sua oratória. Assim como você foi direto quando iniciou sua fala, seja direto no final também, para que sua audiência saia da sala com o conteúdo que você idealizou.