Quando uma pessoa resolve que vai diminuir o consumo de carne no dia a dia, é comum aparecer a preocupação de como manter o organismo nutrido sem proteína animal. É importante sempre consultar um nutricionista na hora de fazer mudanças na dieta e aprender como fazer um prato plant-based equilibrado. A seguir, confira uma lista de alimentos que são fontes poderosas de ferro e proteína:
AVEIA - Consumida no café da manhã de muita gente, a aveia é repleta de ferro e fibra para alimentar o seu dia. Use para fazer mingau, panquecas, bolos, vitaminas ou o que a sua criatividade mandar! Você pode misturar com castanhas, frutas secas ou frescas, canela, melado ou açúcar mascavo. Conheça mais benefícios da aveia.
CARNES VEGETAIS - A tecnologia e a popularização das carnes vegetais a tornaram cada vez mais saborosas e carregadas de proteínas. Elas são perfeitas para sanduíches rápidos, para churrascos e outros pratos que irão impressionar até mesmo seus amigos mais apaixonados por carne.
CASTANHAS - Adicione nozes, amêndoas, castanha de caju ou outras castanhas aos seus lanches ou às saladas para ter uma porção a mais de proteína. Você também pode comê-los diretamente da embalagem como petisco. Leia sobre como a castanha-do-pará faz bem para sua saúde.
FEIJÃO - Seja preto, carioca ou fradinho, os feijões são baratos, fáceis de cozinhar e repletos de proteína. O tradicional feijão com arroz é uma das melhores combinações nutricionais que podemos ter! Para variar o cardápio, você também encontra proteínas no grão-de-bico, na ervilha e na lentilha.
LEITE DE SOJA - Uma ótima combinação para seu cereal matinal ou smoothie, o leite de soja contém tanta proteína quanto o leite de vaca, só que sem colesterol. Faça suas próprias invenções, acrescentando sabores diferentes como baunilha ou chocolate.
LENTILHA - Com um complemento para sopas ou refogada com cebola e cenoura em cima de uma camada de arroz, a lentilha é um sucesso em todo o mundo. Cada porção vem repleta de ferro e proteína.
Ficou animado?
Então baixe um e-book com um Guia para começar a ser vegetariano e tenha uma dieta mais leve, nutritiva e que, de quebra, contribui para a preservação do meio ambiente.
Leia mais sobre comer menos carne:
E-book com receitas vegetarianas
Como adotar a segunda sem carne?