Baixe o infográfico com as principais dores de cabeça do RH

Infográfico: quais os maiores desafios do RH?

19 Dezembro 2022

Confira uma lista com as maiores dores de cabeça do profissional de Recursos Humanos e o que fazer para garantir uma boa performance

A gestão de RH é complexa. Lidar com diferentes processos e pessoas não é uma tarefa simples. As equipes são responsáveis por questões bastante delicadas, que envolvem a companhia como um todo, o que exige bastante dos profissionais da área.

Com tantos desafios, é impossível não ter dores de cabeça no meio do caminho. A boa notícia é que elas têm solução. Quer saber quais são? Fique conosco por aqui. Você verá:

Gestão de RH: impacto na companhia

O RH cuida do principal ativo das empresas: as pessoas. E isso faz dele um setor-chave para os negócios. Afinal, processos bem conduzidos e implementados são fundamentais para impulsionar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade dos negócios.

Por se tratar de uma gestão complexa, é comum haver desafios no meio do caminho. E mais: problemas. As dores de cabeça acontecem no dia a dia, mas é preciso agilidade, infraestrutura e eficiência para driblá-las. A melhor forma é já se preparar para dificuldades que podem aparecer. Assim, você já terá a estratégia pronta para agir - e não apenas apagar incêndios.

 

Saiba aqui com ter uma performance eficeinte nas tarefas mais criticas

E aí, quer saber mais dores de cabeça e como resolvê-las? Faça o download gratuito do infográfico sobre os maiores problemas do RH e suas soluções!

 

Mas quais são as maiores dores de cabeça do RH?

De acordo com as consultorias Gartner e Mckinsey, os problemas mudaram - e evoluíram - com o passar dos anos, sobretudo depois da pandemia. Confira os principais!

Digitalização dos processos de RH

A adoção de ferramentas online é uma tendência mundial. E as dores de cabeça atreladas a esse desafio são justamente conseguir a liberação do montante necessário para investir em tecnologia e ter equipes capacitadas para usá-las no dia a dia.

O melhor remédio nesse caso é se aproximar da equipe de TI para entender quais são as melhores opções, estudar as possibilidades e o retorno que esse tipo de plataforma tem dado a outras companhias do mercado, por exemplo. Assim, você terá os argumentos necessários para dar esse passo importante.

Gestão das equipes no trabalho remoto

O modelo de trabalho híbrido foi adotado por 56% das empresas no Brasil, segundo um estudo feito pela consultoria IDC. Estamos diante de uma solução que já apresentou ótimos resultados, mas que traz uma dor de cabeça atrelada. Como o RH pode fazer a gestão desses profissionais a distância?

A melhor saída é o combo: comunicar +conectar. Ou seja, estabelecer uma relação com os profissionais e pensar em ações que possam aproximá-lo da companhia de alguma forma, evitando que o vínculo se perca. Alguns exemplos: encontros de final de ano, happy hours e reuniões frequentes de feedback.

Leia também: Como montar um time de RH vencedor

Cuidado com a saúde mental no trabalho

Problemas relacionados à saúde mental aumentaram durante a pandemia. As pessoas estão cada vez mais esgotadas - e o resultado é um salto nos casos de burnout. Para se ter uma ideia, 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome, de acordo com a ISMA-BR (International Stress Management Association).

Cuidar desse aspecto é um verdadeiro desafio. E o que fazer para reverter a situação? O RH pode estimular boas práticas por parte da liderança, como escuta ativa e flexibilização da jornada de trabalho. Quando os conversam e ouvem suas equipes, conseguem identificar problemas com maior facilidade. 

Outra forma efetiva é disponibilizar apoio psicológico e outros benefícios para funcionários, como o vale-academia, que garantam um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Atrair e reter os melhores talentos 
A grande renúncia chegou com tudo. A rotatividade está cada vez mais alta no mercado, sobretudo porque as empresas não estão oferecendo uma boa experiência aos colaboradores. Apenas 13% estão satisfeitos com elas, de acordo com um estudo da consultoria Gartner.

Estamos diante de uma grande dor de cabeça do RH. Mas como resolver? Na seleção, apresente todos os detalhes da vaga com clareza. Mostre porque é vantajoso trabalhar na companhia - e, obviamente, tenha uma proposta à altura.No dia a dia, construa um ambiente de trabalho humano, que olha com atenção para as pessoas e privilegia o bem-estar. Além disso, invista no desenvolvimento desses profissionais, trabalhe a diversidade e a inclusão e ofereça um bom plano de carreira. Pode ter certeza: são combustíveis excelentes para a motivação!

Concluindo 
O desafio de gerir pessoas e processos ficará muito mais simples - e eficiente - se a sua empresa estiver preparada. Por isso, informe-se e conte com o apoio de parceiros preparados para te ajudar!

A Sodexo, por exemplo, conta com diversas soluções capazes de  resolver problemas, automatizando a gestão de benefícios e contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e criar ambientes livres de burnout. Fale com nossos especialistas e torne sua empresa uma referência em experiência do colaborador.

Até a próxima!