Como mensurar os resultados de suas companhas de endomarketing? Conte com nossas dicas

Suas ações de endomarketing deram resultado? Conheça os indicadores!

28 Junho 2024

Veja como mensurar as entregas e usar os dados obtidos para embasar as suas decisões

Já vimos por aqui que as ações de endomarketing são necessárias para toda empresa. É uma forma efetiva de informar e engajar os colaboradores, por isso sempre destacamos a importância do endomarketing. Mas as vantagens desse tipo de campanha não acabam por aí. Há outro papel muito importante: ao mensurar os resultados das ações de endomarketing que deram certo, você consegue tomar as melhores decisões.

Quer saber por onde começar? Neste artigo, trazemos quais são as métricas para avaliação de desempenho e como esse acompanhamento deve ser realizado no dia a dia do RH. Você verá:

  • Por que fazer campanhas de endomarketing?
  • Mas como acompanhar e quais são as métricas mais importantes?
  • Qual é a melhor forma de acompanhar os resultados das ações de endomarketing?

Quais são as vantagens do endomarketing e por que fazer campanhas de endomarketing?

Há uma série de vantagens em realizar campanhas de endomarketing em empresas de todos os tamanhos e setores. Algumas das mais significativas são:

  • Maior engajamento;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do turnover e do absenteísmo;
  • Diminuição dos acidentes de trabalho;
  • Reforço da cultura corporativa;
  • Construção da imagem de marca empregadora;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Clareza dos funcionários em relação a regras, propósito, metas, objetivos e outros temas importantes para a empresa.

Mas, para que uma campanha seja bem-sucedida, é preciso seguir algumas regras básicas (confira aqui um artigo completo sobre o que é endomarketing no RH). Uma delas, sem dúvidas, é mensurar os resultados por meio de uma análise de desempenho. Quando você sabe como as ações foram recebidas pelo público, fica muito fácil corrigir falhas e até mesmo fazer comunicações mais direcionadas no futuro por meio da mensuração de resultados. 

Mas como acompanhar e quais são as métricas mais importantes?

Primeiro é preciso definir quais serão os KPIs de cada campanha. Estamos falando da sigla de Key Performance Indicators (KPIs), que em português significa "indicadores chave de desempenho".  São esses fatores que medirão o sucesso das ações realizadas.

Defini-los é uma tarefa que exige análise. Os métodos de avaliação de desempenho devem estar relacionados aos objetivos que foram definidos para a campanha. Por exemplo: se você quer divulgar a semana de palestras sobre diversidade, é fundamental avaliar tais KPIs:

  • Taxa de abertura dos e-mails;
  • Presença nas palestras durante o evento;
  • Satisfação em relações temas, aos convidados e às conversas em si;
  • Falhas e pontos de melhoria;
  • Assuntos que os colaboradores desejam conhecer melhor futuramente.

Ao ter todos esses dados, coletados por meio de pesquisas e/ou de ferramentas específicas, você consegue planejar a próxima ação de uma maneira muito mais focada. Assim, é possível tomar decisões com base em informações reais. E, quando uma estratégia de endomarketing é baseada em dados, as chances de dar certo se multiplicam!

Alguns exemplos de KPIs bastante utilizados neste contexto:

  • Envolvimento do colaboradores;
  • Volume de e-mails enviados e a respectiva taxa de abertura;
  • Aceitação dos formatos e/ou meios de comunicação escolhidos;
  • Alcance da ação;
  • Volume de respostas recebidas;
  • Queixas;
  • Retorno sobre o investimento;
  • Retenção de talentos;
  • Presença em eventos internos;
  • Volume de satisfação;
  • Quantidade de interações nos canais digitais, como comentários, dúvidas e curtidas;
  • NPS, sigla de Net Promoter Score. Trata-se de uma metodologia utilizada para medir os níveis de satisfação em relação ao que a empresa oferece.

Mas como acompanhar e quais são as métricas mais importantes?

Em primeiro lugar, defina estratégias do endomarketing e os KPIs das suas ações. Com tudo alinhado aos objetivos da campanha, você deve estabelecer de quais maneiras irá coletar as informações. A taxa de abertura dos e-mails, por exemplo, é um número indicado automaticamente por ferramentas de e-mail marketing.

No caso dos dados ligados à opinião dos colaboradores, será preciso preparar questionários e enviá-los logo após os eventos e/ou as atividades propostas (ter um timing certeiro é uma forma de conseguir maior adesão da equipe). Vale também propor prêmios e recompensas para os funcionários que responderem mais vezes ao longo do ano. 

Busque também ter um controle da participação do público nos eventos, sejam presenciais ou online. Uma boa forma é enviar previamente um formulário para a inscrição - depois, fica mais fácil checar quem foi.

Por fim, reúna todas as informações na ferramenta que for mais conveniente para você. Pode ser uma planilha de Excel ou um software de gestão de projetos. O importante é ter todo o conteúdo organizado por setores e tópicos. Assim, é possível mensurar resultados e retornos de ações e estratégias de marketing interno na empresa.

Em todo o processo, lembre-se de que ter uma cultura de feedback fortalecida é essencial. Garantir que as portas estejam sempre abertas para comentários, críticas e sugestões é a melhor forma de refinar os resultados. E utilizar todos os dados para garantir melhores ações de endomarketing e campanhas cada vez mais certeiras!

Concluindo 

Mensurar os resultados das ações e estratégias de endomarketing é essencial para orientar a tomada de decisões. Ao verificar erros e acertos, as próximas campanhas tendem a ser mais certeiras. Assim, a mensagem chega de uma forma clara, estimulando o engajamento. Outro aspecto importante é que, ao saber o que funciona para cada setor, você economiza recursos. Isso mesmo: não fica desperdiçando dinheiro com atividades que não fazem sentido para a equipe.

E aí, quer ajuda nessa jornada? A Pluxee é especialista em experiência do trabalho e tem um pacote completo de soluções para que suas ações de endomarketing tenham os melhores resultados.