como restaurantes podem vender pelo whatsapp

Aprenda como vender pelo WhatsApp!

16 Dezembro 2022

Você pode aumentar suas vendas com atendimento personalizado por esse canal digital fácil de usar. Veja nossas dicas.

Saber como vender pelo WhatsApp é um diferencial e tanto para melhorar a experiência do consumidor no seu restaurante. De fato, o aplicativo de mensagens instantâneas permite uma comunicação dinâmica, com atendimento personalizado e conclusão de um pedido em poucos segundos.

Toda essa facilidade e rapidez costuma ser muito vantajosa ao restaurante que se organiza adequadamente para oferecer um bom atendimento via whatsapp. Se você quer saber mais sobre o assunto, vamos detalhar neste artigo como aumentar as vendas pelo WhatsApp e dicas de como colocar em prática. Acompanhe!

Quais as vantagens de vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros pela facilidade na troca de mensagens, fotos, áudios e vídeos. Diante disso, é natural que os pedidos de refeições de entrega a domicílio (delivery) sejam feitos também por esse canal, de maneira prática e em contato personalizado com o restaurante. 

O principal ponto é que os estabelecimentos precisam se ajustar com estratégias eficientes, a fim de marcar presença onde seu público está. A profissionalização do WhatsApp funciona como uma extensão da comunicação planejada para os aplicativos de compras e as outras redes sociais.

Porém, o atendimento pelo WhatsApp tem o diferencial de ser extremamente dinâmico, onde uma foto bem produzida do cardápio, por exemplo, tem o potencial de aumentar o número de pedidos. Vale ressaltar ainda o ganho em produtividade, já que um mesmo funcionário consegue atender vários clientes em diferentes conversas, sem manter a linha ocupada como acontece com pedidos por telefone.

Veja a seguir mais detalhes sobre as vantagens das vendas pelo WhatsApp:

Atração de clientes

O aplicativo de mensagens é uma forma estratégica de atrair mais clientes, pelo fato de estar acessível em tempo real. Se o estabelecimento abrir de madrugada, por exemplo, o cliente se sente à vontade para mandar uma mensagem pelo WhatsApp e perguntar se a entrega está disponível.

Essa possibilidade de tirar dúvidas rapidamente é uma importante aliada no aumento das vendas por WhatsApp porque melhora a experiência do cliente e faz com que ele se sinta mais próximo da sua marca. Sem contar que, ao telefonar para o delivery, o cliente acaba prolongando o tempo gasto para realizar o pedido ao solicitar detalhes sobre o cardápio ou simplesmente tirar dúvidas, o que pode comprometer a produtividade do seu negócio.

Por meio das mensagens, fica mais simples mandar fotos atualizadas dos pratos e do cardápio, confirmar preços e, até mesmo, receber a confirmação dos comprovantes de pagamentos. Se o cliente precisar de alguma alteração no pedido, basta mandar uma mensagem que tudo é resolvido com agilidade.

Mais público

Ao divulgar o número do WhatsApp no material de marketing, o alcance de público aumenta consideravelmente, assim como em todas as redes sociais. O número de pessoas que passam em frente ao ponto físico do restaurante sempre vai ser infinitamente menor que a possibilidade de alcance dos meios de comunicação virtuais.

O espaço digital do aplicativo de mensagens também é excelente para divulgar novidades e colocar em prática ações segmentadas. O principal motivo está na capacidade de mandar mensagens para vários contatos de uma só vez em uma lista de transmissão criada previamente, o que é uma das principais técnicas de vendas pelo WhatsApp.

Taxa de conversão alta

O WhatsApp se tornou o canal de vendas favorito de 39% dos consumidores, segundo uma pesquisa realizada pela Cedro Technologies. Na sequência, estão o atendimento via site com 26% e os aplicativos com 19%. Isso faz com que o atendimento por WhatsApp se torne indispensável à estratégia de quem trabalha no mercado de alimentos por conta da alta taxa de conversão em vendas.

Como o atendimento influencia a decisão do cliente?

Quando o cliente recebe uma mensagem promocional por e-mail, as chances de ele ler com atenção são muito menores do que abrir um recado no WhatsApp. Os e-mails podem ficar aguardando até que a pessoa se sente com calma para ler cada um deles. Já as mensagens no aplicativo são lidas assim que chegam, na maioria dos casos, e isso faz com que muitas ações não passem despercebidas.

Da mesma maneira que o cliente acessa o WhatsApp de forma dinâmica, o atendimento precisa ser eficiente no momento de receber um pedido. Se ao perguntar o preço de um sanduíche do cardápio, o restaurante demorar para responder, provavelmente, o consumidor vai selecionar outro número na lista e fazer o pedido no concorrente.

Em função disso, além da agilidade na resposta, é necessário que o membro da equipe responsável pela função esteja bem treinado e responda com informações claras. Vale lembrar que o atendimento no WhatsApp precisa ser o mais humanizado e personalizado possível para que o cliente não tenha a sensação de estar em contato com um robô.

Quais são as principais dicas de como vender mais pelo WhatsApp?

Agora que você já sabe qual a importância saber vender no WhatsApp, vamos entender como fazer isso na prática, por meio de um bom planejamento que traga resultados:

Colete dados dos clientes

Para criar uma lista valiosa no WhatsApp é fundamental cadastrar o telefone dos clientes. Dessa forma, inclua em sua estratégia ações em que seja possível coletar dados pessoais. Mas é muito importante pedir permissão do cliente para entrar em contato com ele e não enviar mensagens em excesso para não se tornar inconveniente.

Trabalhe com gatilhos mentais

O WhatsApp é uma ferramenta em que as estratégias de gatilhos mentais costumam funcionar muito bem. Trata-se de estímulos visuais que causam reação imediata do cérebro, e quando o assunto é comida, eles fazem ainda mais sentido. Capriche nas fotos e em promoções e estude o feedback do público para entender os momentos em que os pedidos aumentam.

Use um número profissional

Muitos estabelecimentos cometem o erro de criar um WhatsApp comercial com um número pessoal. Isso aumenta as chances de se confundir e fazer uma postagem que não está relacionada ao negócio ou mandar uma mensagem pessoal para um cliente. Sendo assim, tenha um número e um aparelho profissional com foco em organizar as vendas e manter o horário de atendimento estabelecido.

Agora ficou claro como vender no WhatsApp, não é mesmo? O aplicativo de mensagens é um dos canais de vendas mais usados pelos consumidores e costuma ser muito simples na hora de se tornar uma ferramenta comercial. Crie uma estratégia direcionada e entenda a recepção do público para aumentar as vendas e fidelizar clientes.

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