Como ter paciência com quem te faz... Ficar impaciente
29 Junho 2023
A convivência é uma das tarefas mais difíceis da vida profissional (e da pessoal também). Confira no artigos dica para ter mais equilíbrio nos relacionamentos
A convivência é uma das tarefas mais difíceis da vida profissional (e da pessoal também). É preciso aprender como ter paciência para que tudo dê certo! Às vezes, dividimos o espaço de trabalho com alguém que não desperta os nossos melhores sentimentos. Humor, desempenho e até a carreira profissional podem ser prejudicados. Tudo isso é resultado de um relacionamento mal conduzido.
Saber a causa destas provocações não é tão relevante quanto se supõe. O essencial é ter paciência no trabalho para encarar as antipatias e cultivar o seu próprio bem-estar mental. Aprenda sete dicas para conviver de forma saudável e construir uma relação positiva com quem está acabando com a sua calma.
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Veja, a seguir, como ter paciência com as pessoas no trabalho:
1. Mantenha a cabeça aberta
Uma situação de conflito pode trazer muito aprendizado desde que nossa mente esteja aberta para isso. Ao dialogar com alguém que não seja exatamente próximo a você, mostre maturidade. Melhor do que iniciar mais uma discussão que não vai dar em nada é estabelecer uma interação. Seja razoável e tenha uma chance de se surpreender com o outro. Essa é uma lição importante que lhe ensinará como ter paciência na vida!
2. Veja a situação do ponto de vista do seu “adversário”
Você já se colocou no lugar da outra pessoa e refletiu se as suas atitudes também não são nocivas a esta relação? É comum que nos esqueçamos do impacto que nossas atitudes acabam causando a outras pessoas. Tentar construir um ambiente de empatia é um ótimo passo para entender e melhorar o relacionamento com seu colega de trabalho.
3. Pense antes de começar uma discussão
A melhor opção ao ser provocado é responder imediatamente, certo? Errado. É preciso aprender como ter paciência e sempre agir com cautela! O calor do momento altera as emoções e resulta em um embate improdutivo e com desdobramentos desnecessários. Pense um pouco antes de falar. Assim, você terá calma e estará mentalmente melhor para resolver o conflito.
4. Concentre-se no que você pode ganhar com uma convivência saudável
O quanto pode ser benéfico conviver de forma harmônica com alguém que não te inspire muita simpatia? Você quer interagir de forma pacífica com esta pessoa ou já está preparado para a briga? Faça estas perguntas a você mesmo e encare as interações com o colega de maneira positiva, como um exercício de autocontrole.
5. A culpa é dos dois
Flexibilidade e empatia para conviver bem com todos é mais do que necessário na hora de um possível conflito. A questão precisa ser resolvida entre duas pessoas. Apontar apenas um lado como causador de problemas não vai resolver as coisas. Pode até piorá-las.
6. Use truques mentais para aumentar sua tolerância
Pense em seu colega provocador dizendo: “Eu vi o projeto de apresentação que você enviou. Encontrei muitos erros e tenho algumas ideias de como fazê-lo melhor”. Troque, agora, essa pessoa de quem você não gosta por alguém que é seu amigo. Certamente os sentimentos não foram iguais, não é? Que tal transformar esta simulação em um treinamento para melhorar a sua paciência? Esse é o primeiro passo para aprender como ter paciência com as pessoas!
7. Desabafe!
Dizer a alguém de confiança o que está sentindo em relação ao relacionamento mal resolvido faz você se sentir melhor e enxergar o fato a partir de uma perspectiva nova. Escolha uma pessoa compreensível para conversar, pois ela poderá te orientar de forma mais saudável, sem indicar posicionamentos hostis, sempre contraindicados em ocasiões do tipo.
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