Bom humor no trabalho
22 Outubro 2021
Saiba como motivar os funcionários e criar um bom ambiente de trabalho
Manter o bom humor no dia a dia, segundo especialistas, pode impactar positivamente no trabalho, ajudando a reduzir o estresse e aumentar a disposição física, fatores que interferem diretamente na nossa motivação e produtividade.
A pandemia trouxe muitas mudanças nas relações e nas formas de trabalho, aumentando situações de estresse, irritabilidade e até depressão. Tudo isso prejudica a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, impactando diretamente nos resultados da empresa.
Gostando da leitura? Então baixe um e-book sobre burnout para
entender como manter sua equipe longe desse mal moderno
Quais os benefícios do bom humor no trabalho?
O bom humor possui diversos benefícios para o nosso dia a dia, inclusive, no ambiente de trabalho. Pessoas felizes e bem-humoradas trabalham melhor, encarando as dificuldades e os desafios da rotina com mais leveza.
Outro benefício apontado por especialistas relaciona as gargalhadas à saúde do coração – isso porque rir dilata os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial, reduzindo o risco das doenças cardiovasculares. Trabalhar com bom humor ainda ajuda a deixar o ambiente de trabalho mais descontraído e leve, incentivando a interação saudável entre os colaboradores, o que reforça o trabalho em equipe.
Como manter os funcionários motivados e bem humorados?
Quando pensamos em motivar uma equipe, logo imaginamos premiações em dinheiro e altos salários – o que de fato é um fator importante para atrair e reter talentos na empresa. Mas outro aspecto essencial que também impacta no rendimento da equipe é o reconhecimento do profissional, que pode ser demonstrado por promoções, prêmios e incentivos por performance.
Uma pesquisa realizada pela Sodexo apontou que 95% dos donos de pequenas e médias empresas acreditam que a valorização dos esforços e o reconhecimento de desempenho dos funcionários são os meios mais eficientes para aumentar a produtividade.
Além dos salários competitivos, existem diversas outras formas de incentivar os seus funcionários dentro da empresa. Uma das opções mais comuns é a oferta de benefícios complementares como:
- vale-refeição,
- vale-alimentação,
- auxílio home-office,
- vale-cultura,
- auxílio-creche,
- vale-academia,
- entre outras opções.
O importante é identificar as necessidades e preferências de cada trabalhador e tentar criar pacotes personalizados, afinal, não adianta oferecer benefícios genéricos que não serão adequados para boa parte da equipe. Outra alternativa é oferecer bônus e premiações por produtividade, além de presentes e vales em datas comemorativas.
Leia também: