Como estruturar um sistema take away no seu estabelecimento

Como funciona o sistema take away?

17 Agosto 2023

O consumidor pede online ou por telefone e passa para buscar sua encomenda no estabelecimento. Como estruturar o sistema take away no seu restaurante?

O sistema take away é uma modalidade de operação do food service que ganhou destaque nos últimos anos. Isso é resultado da mudança do comportamento do consumidor em razão da quarentena necessária durante a pandemia de COVID-19. Basicamente, o modelo consiste em comprar pelos canais de atendimento e retirar diretamente na loja.

Assim, os clientes podem fazer o pedido pelo aplicativo do restaurante ou de delivery, pelo WhatsApp ou por meio de uma ligação de telefone e, então, retirar o pedido no estabelecimento no horário previsto. Vale lembrar que o ideal é que os pedidos de todos os seus canais de atendimento estejam centralizados em um sistema operacional único para evitar erros e atrasos.

Alguns podem achar que o sistema take away é parecido com o drive-thru, mas são estratégias diferentes. No drive-thru, muito popular em redes de fast-food, os clientes são atendidos enquanto fazem um trajeto dentro de seus próprios carros, o pedido é feito na hora e entregue em seguida, muitas vezes com um tempo de espera no local. Já no take away, o cliente pede por aplicativo ou telefone e apenas retira no estabelecimento a comida já pronta e embalada para viagem.

A seguir, confira vantagens desse modelo para o seu estabelecimento!

Redução de custos

A primeira vantagem do sistema take away é que o seu custo operacional é menor quando comparando ao atendimento ao cliente que faz sua refeição no seu espaço físico. Isso acontece porque no modelo padrão, em que há mesas em um salão e garçons recepcionando os clientes, há a necessidade de mais colaboradores e de outros processos para garantir a qualidade da experiência do consumidor.

Maior facilidade na operação

A operação de restaurantes, seja de pequeno ou grande porte, é onerosa. Afinal, há diversos procedimentos indispensáveis para atender as normas de higienização e segurança alimentar da Anvisa e da vigilância sanitária. Além disso, reforçamos que existe o aspecto da aparência do salão, manutenção de pratos e talheres, e as rotinas de atendimento ao cliente, tudo que colabora para atrair mais clientes para o restaurante.

Quando o estabelecimento oferece o sistema de take away, a operação é facilitada porque exclui a necessidade do salão para recepcionar os clientes. Esse é um modelo com estrutura simples e enxuta. Pode parecer fácil, mas esse processo demanda muito tempo dos empreendedores e treinamentos da equipe. Outro ponto é que, se fosse um serviço de delivery, haveria a necessidade de gestão de motoboy – mais um processo para gerenciar. No take away, a gestão pode ser 100% do restaurante.

Menor chance de erros

A vida do pequeno e médio empreendedor tende a ser aquela em que o dono do restaurante ou lanchonete precisa desempenhar várias atividades simultaneamente, fica sobrecarregado e ainda tem a chance de cometer mais erros por esta razão. Quanto mais processos operacionais ocorrem no seu estabelecimento, maior é a chance de erros. Em negócios, erros podem custar caro, de maneira direta ou indireta.

Ao implementar uma operação com estrutura simples, o empreendedor consegue fazer mais com menos. Além disso, fica mais fácil padronizar a rotina, treinar os funcionários e entregar a qualidade de atendimento esperada pelo cliente. Assim, gerenciar a operação se torna uma atividade mais fácil, reduzindo os erros e, potencialmente, os custos.

Vale destacar, por fim, que, além desses benefícios, o cliente acaba tendo também maior conforto e economia. Afinal, não há a cobrança de taxa de entrega e o consumidor também não precisa ficar esperando no local para receber o pedido. Interessante, não é verdade? Estude a possibilidade de implementar esse modelo no seu restaurante e se destacar da concorrência!

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