Conheça as tendências do mercado de food service
3 Fevereiro 2023
Destacamos, no artigo, as tendências em que você deve ficar de olho para ajudar seu estabelecimento a prosperar
O mercado de food service está em constante transformação. A pandemia acelerou a adoção de tecnologias que trouxeram várias mudanças para esse segmento. Ficar atento a elas é fundamental para conseguir acompanhar as novidades e as exigências do público.
Para ajudar nessa missão, elencamos algumas das principais tendências do food service que devem se fortalecer nos próximos meses, além de elencar as razões pelas quais você deveria ficar de olho nelas. Aproveite!
Quais são as principais tendências do mercado food service?
Está na hora de descobrir quais são as tendências que vêm mudando o modelo de negócios do food service. Veja:
Delivery
O mercado delivery não é exatamente uma novidade, porém, a sua participação vem crescendo consideravelmente no mercado do food service. As entregas ou o delivery de comida estão cada vez mais recorrentes, e a tendência de receber comida em casa ou no trabalho veio para ficar.
Por isso, é importante que o seu estabelecimento não só ofereça essa modalidade de serviço de comida delivery, como também desenvolva estratégias eficientes para proporcionar uma boa experiência de compra e entrega para o consumidor. Isso inclui otimizar os custos, ter uma equipe de entrega delivery qualificada e investir em um bom sistema de gestão de pedidos, apostando na parceria com um app delivery, por exemplo.
Dark kitchen
Outra tendência que merece atenção são as dark kitchens - ou cozinha fantasma. Elas vêm propondo um novo modelo de negócio, mais sustentável, econômico e fluido, possibilitando que mais gente possa empreender no segmento do food service.
Mas o que é dark kitchen? As dark kitchens são cozinhas que podem ser compartilhadas por vários empreendimentos que atendem exclusivamente por delivery. Sem precisar de um ponto comercial para receber os clientes, com uma cozinha para delivery os empreendedores têm autonomia para alugar esses espaços por preços mais baratos dentro dos bairros e ainda contar com todas as ferramentas e utensílios para o trabalho.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é outro assunto que já está em pauta no food service e a tendência é que ele se intensifique cada vez mais. O desperdício de comida é algo que precisa ser urgentemente combatido, especialmente em sociedades em que a população cresce exponencialmente e a produção de alimento não consegue acompanhar. Por isso, é papel dos restaurantes aproveitar ao máximo seus ingredientes.
Além disso, outras iniciativas que têm ganhado espaço são as culinárias vegana e vegetariana, cujo cultivo dos ingredientes têm um impacto muito menor para o meio ambiente. Isso também vale para os alimentos orgânicos e plant-based, produzidos localmente, com menos agrotóxicos e mais responsabilidade com a preservação do ecossistema.
Por que é importante se adaptar a elas?
Agora que você já conhece as principais tendências para o food service, que tal entender por que você deve se manter cada vez mais atento e alinhado a elas? Veja só!
Maior atratividade
O primeiro motivo pelo qual as tendências mencionadas devem ser incorporadas ao seu estabelecimento é para ele atrair mais clientes. Um restaurante bem-informado sobre as principais mudanças do mercado acaba se conectando melhor com o público, engajando os consumidores e se fortalecendo enquanto marca.
Mais inovação
Acompanhar as tendências também mantém o seu estabelecimento moderno, em dia e inovador. Isso atrai os públicos mais jovens, facilita a vida dos consumidores e ainda permite que você se diferencie da concorrência.
Diferencial competitivo
Falando em diferencial, um restaurante alinhado às tendências também se destaca em meio à concorrência. Quantos estabelecimentos você conhece que só incluíram algumas mudanças para sobreviver ao mercado? O seu negócio não precisa ser um deles. Esteja em sintonia com as novidades, torne-se um local no qual as pessoas querem comprar.
Como se adequar a essas tendências?
Adequar-se a essa nova realidade não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. Tudo o que você precisa é elaborar um bom plano, com todas as características que você quer incorporar ao estabelecimento e que façam sentido de acordo com o público-alvo escolhido e também com sua missão, visão e seus valores.
Não adianta começar a operar em um modelo que funcione apenas como cozinha dark kitchen, por exemplo, se você quer ter um salão onde as pessoas possam sentar e consumir no local. A menos, é claro, que a dark kitchen seja usada apenas em um período da sua trajetória, como no momento de abrir seu restaurante com custos mais baixos.
Depois é necessário fazer um levantamento de tudo o que você vai precisar. Se for uma dark kitchen, você deverá contar com fornecedores pontuais ou com um local de estocagem de ingredientes. Além disso, será fundamental contratar uma equipe de entregadores treinados ou estabelecer parceria com algum aplicativo delivery.
Por fim, pense em tudo que você pode oferecer de forma complementar para qualificar a sua entrega de delivery. Invista em embalagens de qualidade e em mimos que possam ser entregues junto com a refeição delivery, como forma de agradecimento. Se for possível, também desenvolva uma boa estratégia de divulgação nas mídias sociais.
Quanto à sustentabilidade: tudo é oportunidade. Se você opera em um negócio físico, pense em tudo o que pode ser substituído ou revisto para evitar desperdícios no estabelecimento.
Quais erros devem ser evitados?
É claro que ninguém está completamente imune a cometer erros nesse processo e, possivelmente, também acontecerá com você. O importante é se manter atento para tentar evitar aqueles mais recorrentes e com chances maiores de ocorrer.
Um exemplo de erro, que já comentamos aqui, é adotar uma tendência que não tem a ver com o seu objetivo. Então, certifique-se de incorporar algo que faz sentido para a sua estratégia geral. Além disso, tome cuidado para:
- estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis;
- manter seus custos em um patamar aceitável;
- ter sempre alternativas para os clientes que não querem aderir à mudança;
- fazer uma transição suave (nunca tirar um serviço de uma hora para outra).
Se você quiser ter uma ideia mais precisa de como suas mudanças estão impactando o consumidor, tenha por hábito fazer uma pesquisa de satisfação a cada novo pedido. Mas atenção: o instrumento de coleta de dados deve ser simples e rápido de preencher. Assim você vai acompanhando quais adaptações estão sendo bem aceitas e quais não estão.
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