como trazer mais sabor para os pratos do restaurante

Sabor e indulgência: traga mais prazer para o cardápio do restaurante

4 Novembro 2022

Seu estabelecimento pode combinar itens super saudáveis e opções para o dia do “eu mereço” no menu! Saiba como

Você sabia que alguns alimentos conseguem estimular a produção de substâncias químicas como a dopamina, a serotonina, a ocitocina e a endorfina? Esses neurotransmissores, quando ingeridos naturalmente, liberam sensações de prazer e bem-estar no organismo.

Pensando nisso, esse conteúdo vai mostrar o que é sabor e indulgência alimentar, duas sensações que se relacionam na experiência da comida e que devem ser adotadas pelos restaurantes para conquistar o paladar dos clientes e aumentar as vendas no restaurante.

Comece com este vídeo sobre o tema:

Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que são sabor e aroma?

Inicialmente, é importante compreender que o sabor é reconhecido pela combinação de dois ou mais sentidos, em geral, o paladar (gosto da comida) e o olfato (aroma dos ingredientes).

Dessa forma, a língua detecta cinco gostos básicos dos alimentos, desde salgado até doce, passando por azedo, amargo e umami (palavra japonesa que significa sabor agradável), conquistando a pessoa, literalmente, pela boca.

O que é indulgência no ramo da alimentação?

Além do sabor dos ingredientes, o mercado de alimentação está prestando atenção, cada vez mais, aos alimentos indulgentes. Eles podem ser considerados produtos supérfluos, que não são essenciais para a alimentação humana, mas trazem uma sensação reconfortante à pessoa, proporcionando prazer em comer e saborear alimentos.

Agora você já sabe o que é e como o sabor e a indulgência se relacionam no mercado de alimentação. Mas a dúvida que fica é :como adotar alimentos que dão prazer, saborosos, indulgentes e reconfortantes no cardápio do seu restaurante? Confira as dicas abaixo!

Como os restaurantes podem adotar alimentos com sabor e indulgência?

Até aqui, você sabe o que é e como sabor e indulgência se relacionam no mercado de alimentação. Mas a dúvida que fica é como adotar alimentos saborosos, indulgentes e reconfortantes no cardápio do seu restaurante, certo?

Confira as dicas abaixo!

Pratos com ingredientes deliciosos

A primeira dica para atrair mais clientes e fidelizá-los é apostar em pratos com ingredientes de dar água na boca, relacionando o sabor inigualável à característica indulgente dos produtos, o que reforça o prazer em comer bem. Desse modo, você pode incluir no cardápio opções que reúnem os cincos gostos básicos dos alimentos e criar receitas que consigam encaixar dois ou mais gostos para aguçar o paladar dos clientes. Também é importante prezar pela qualidade, usando ingredientes frescos e, se possível, orgânicos.

Combinações que remetem à memória afetiva

Outra dica para unir o sabor à indulgência no seu restaurante, atraindo clientes que desejam um momento especial com a comida, é oferecer combinações que remetem à comida afetiva, isto é, que lembram momentos inesquecíveis envolvendo a alimentação.

Assim, um cardápio recheado de receitas de mãe e avós, como lasanhas e tortas, tem tudo para conquistar  o coração dos consumidores pela memória gustativa dos pratos.

Novos sabores para despertar a fome

Por fim, novos sabores são uma aposta para chamar a atenção do público e vencer a concorrência acirrada no mercado de alimentação. Portanto, vale apostar em combinações inovadoras e ingredientes exóticos, focando na experiência dos clientes em saborear alimentos.

Neste conteúdo, você observou como sabor e indulgência se relacionam e devem ser adotados pelos restaurantes na criação uma culinária afetiva, com produtos saborosos e reconfortantes para os clientes. Nesse sentido, a dica é investir em pratos com ingredientes de qualidade e combinações que remetem a lembranças saudosas, criando receitas deliciosas.

Assine a newsletter Sodexo Insights e receba mais conteúdos com tendências e dicas para seu estabelecimento crescer.

Leia mais:

Plant-based: como criar um cardápio de sucesso

Como criar um cardápio para reforçar a imunidade