Perguntas frequentes (FAQ)

Product

Como posso aumentar a motivação no ambiente de trabalho usando benefícios?

Há muitas maneiras de aumentar a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho além da remuneração. Pesquisas mostram que a remuneração é um motivador de curto prazo, é preciso oferecer um pacote de compensation (salário + benefícios) compatível com o mercado. No entanto, quando avaliam uma oportunidade de emprego, os profissionais tendem a valorizar muito mais o pacote de benefícios oferecido do que a remuneração.

Um pacote de benefícios atrativo combina uma série de ofertas para o trabalhador, tais como: vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, seguro saúde, vale-cultura e um cartão multibenefícios que reúne vários tipos de benefícios e incentivos dentro de carteiras digitais como: despesas corporativas, viagens, hotel, auxílio home-office, farmácia e incentivo.

Além dos benefícios é importante reconhecer o colaborador por meio de programas de incentivo, campanhas de vendas, programas de capacitação de funcionários e metas bem definidas com bonificações atrativas. Uma estratégia de reconhecimento de equipe bem estruturada traz mais produtividade, engajamento, melhora a retenção de talentos, reduzindo a taxa de turnover e traz mais resultados positivos para a sua empresa.

Um cartão de benefício flexível como o Pluxee Multibenefícios pode ser uma ótima opção para incentivar e bonificar seus funcionários ao longo do ano, com facilidade, praticidade, gestão 100% online e liberdade de escolha para o seu colaborador.

Acompanhe o blog da Pluxee, você vai encontrar muito conteúdo de qualidade sobre Recursos Humanos, gestão de pessoas, tendências do futuro do trabalho e muito mais.

 

Como calcular o desconto do vale-alimentação para o funcionário?

O cartão vale-alimentação é um benefício opcional para as empresas. Ele se torna obrigatório se estiver previsto no contrato de trabalho ou a partir de um acordo ou convenção sindical.

A lei do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que regulamenta o vale alimentação, diz que a participação do colaborador – ou desconto no salário – é limitada a 20% do custo direto do benefício concedido. 

Por exemplo, se você receber R$ 100,00 de benefício vale-alimentação por mês, o desconto no seu salário não pode ser superior a R$ 20,00.

Consulte seu RH para entender a política de benefícios da empresa em que você trabalha.

Onde consultar a data de entrega dos novos cartões Pluxee dos meus funcionários?

Para consultar a data de entrega de novos cartões, você precisa acessar o sistema Pede Fácil. É o mesmo em que você faz os pedidos de novos créditos para seus colaboradores.

Depois de entrar na plataforma com seu login e senha:

  • Clique em [Consultar Pedidos] no menu à esquerda.
  • Na tela seguinte, utilize os filtros de data para selecionar o período e clique em [Pesquisar].
  • Localize o pedido e na última coluna clique em [Detalhe].

Será gerado um arquivo PDF com o relatório detalhado de seu pedido, com todas as informações, incluindo a data estimada de entrega de novos cartões.

Como é a lei do VT (vale-transporte)?

A lei que regulamenta o benefícios vale-transporte existe desde 1985. Ela garante ao trabalhador os recursos financeiros para arcar com o trajeto de ir e voltar para o trabalho utilizando os meios de transporte, disponíveis onde ele mora.

Sabia que a Pluxee tem uma solução de gestão de vale transporte que faz sua empresa economizar muito com esse benefício? Clique no link pra conhecer!

Confira os links sobre a lei:

LEI No 7.418, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1985 

DECRETO Nº 95.247, DE 17 DE NOVEMBRO DE 1987 

LEI Nº 7.619, DE 30 SETEMBRO DE 1987

Como é pago o vale-alimentação?

Existem diversas formas de oferecer o benefício alimentação para os funcionários. A Pluxee oferece às empresas o vale alimentação em cartão e a opção de cartão multibenefícios com a carteira Alimentação. 

O benefício é regulamentado pela lei do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e traz muitas vantagens tanto para o empregador como para o profissional que o recebe. 

Como fazer o cadastro no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador)?

As empresas que oferecem vale-alimentação e o vale-refeição para seus colaboradores só podem usufruir dos benefícios fiscais do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) se fizerem sua inscrição no programa do governo.

Sua empresa terá incentivos fiscais e, também, pode conseguir dedução do Imposto de Renda de até 4%.

Utilize o link para:

Fazer cadastro no PAT
 

Contratou pela primeira vez os nossos benefícios?  Então acesse o link para atualizar o cadastro da empresa no PAT.

Como fazer o cartão vale-transporte?

O vale-transporte é um benefício obrigatório de acordo com as leis trabalhistas. Portanto, toda a empresa que tem colaboradores com vínculo empregatício precisa custear o trajeto de ida e volta dos funcionários que optam pelo transporte público.

Existem duas formas de fazer o cartão vale-transporte dentro de uma empresa:

  • A partir do trajeto informado pelo funcionário, a pessoa responsável pela contratação dos benefícios entra em contato com as operadoras de transporte público que serão utilizadas pelo colaborador para ir e vir do trabalho. E faz a compra dos créditos de vale-transporte mensalmente direto com a operadora.

ou

  • A empresa contrata uma solução de gestão de vale-transporte, como nosso Pluxee VT, e, em uma plataforma 100% digital, informa o percurso do funcionário. O sistema vai encontrar a melhor rota (e mais barata) e, ainda, fazer a administração do uso do benefício para que a empresa gaste apenas o que for necessário, gerando economia de tempo e de dinheiro.

Aqui a Pluxee nós fazemos a intermediação da compra de vale transporte de acordo com o trajeto dos colaboradores cadastrados e as respectivas operadoras. Com recursos como o roteirizador e a recarga inteligente, sua empresa certamente vai ver uma redução de custos com esse benefício e mais satisfação da equipe.

Peça o contato de um especialista agora mesmo!

Como funciona o trabalho em home office?

Home office é o modelo de trabalho remoto que, na grande maioria das vezes, é realizado pelo trabalhador dentro de sua própria casa.  O home office tem sido uma tendência em todo o mundo e muitas empresas começaram a aderir especialmente durante a pandemia causada pelo coronavírus.

Esse modelo de trabalho foi regulamentado pela Reforma Trabalhista de 2017. As empresas enxergam vários benefícios na adoção do teletrabalho como redução nos gastos com aluguel de espaço físico, energia elétrica e materiais de trabalho. Além disso, os funcionários têm uma maior flexibilidade de horário, maior ganho de tempo sem precisar se deslocar até o local de trabalho e aumento da produtividade.  

O grande desafio do home office é garantir a retenção de talentos, motivação, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores mesmo à distância. 

Veja, a seguir, alguns conteúdos sobre o tema que vão ajudar você a definir melhor sua política de home office e fazer do trabalho remoto uma opção viável e econômica para sua empresa:

Como premiar a equipe de vendas?

Premiação e reconhecimento são fundamentais para manter a motivação da equipe de vendas, que tem uma rotina muito desafiadora e metas sempre grandes a cumprir.

Aqui na Pluxee nós temos consultores especializados em campanhas de incentivos, para que você consiga o máximo com o melhor custo do mercado.

Peça o contato de um especialista e conheça nossas soluções de premiação de funcionários, como o Pluxee Premium, que é um cartão presente aceito em milhares de lojas em todo do Brasil. Com ele, cada pessoa de sua equipe poderá escolher o presente que deseja, tornando o reconhecimento uma experiência inesquecível

Leia mais sobre produtividade da equipe de vendas:

Como o RH pode apoiar o time de vendas da empresa

Como rastrear o cartão Pluxee?

Para saber o status da entrega de um cartão Pluxee, acesse o sistema Pede Fácil e clique em “Consultar pedidos”. Lá você encontrará as informações detalhadas que incluem a estimativa da data de entrega do benefício.

Como recarregar o benefício Pluxee?

A recarga do seu cartão Pluxee acontece de forma automática, na data definida pelo seu empregador. 

Na data estipulada pela empresa em que você trabalha, novos créditos estarão disponíveis para uso. 

Você pode consultar o saldo do seu cartão sempre que precisar pelo app Pluxee Brasil. Ele é gratuito, disponível para Android e iOS, e traz diversos serviços para seu cartão, além de ofertas imperdíveis e exclusivas para quem tem benefício Pluxee.

Como eu posso contratar os benefícios Pluxee usando meu CPF?

Sim. Se você deseja adquirir os produtos dos benefícios da Pluxee como pessoa física, você pode contratá-los na modalidade de pagamento pré-pago. Faça uma cotação on-line ou acesse agora mesmo nossa página para novos clientes e faça seu cadastro. Na primeira tela do formulário, em “Quero comprar para:”, selecione a opção “Pessoa física”.

Posso descontar o vale-transporte do funcionário que está de férias?

Quando o funcionário sai de férias, falta ou tira licença, ele não recebe o vale-transporte. Entende-se que nesses dias não há deslocamento de casa para o trabalho.

Durante o período de ausência, o benefício do vale-transporte também não pode ser descontado do salário do trabalhador.

Vale lembrar que o VT é obrigatório por lei para todos os funcionários que têm vínculo empregatício com a empresa. Formalize a oferta de vale-transporte na sua empresa e fique longe de problemas trabalhistas: deixe a gestão do benefício com o Pluxee VT.

 

Quem trabalha em home office tem direito a vale-refeição?

Não há consenso sobre a obrigatoriedade de oferecer vale-refeição durante o home office. A Reforma Trabalhista de 2017 regula o teletrabalho/home office e quem trabalha nesse modelo tem os mesmos direitos da CLT de quem trabalha presencialmente. 

A diferença está apenas na concessão do vale-transporte, já que não há deslocamento de casa até a empresa.

O vale-refeição não é obrigatório por lei. Ele é regulamentado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que promove a saúde e o bem-estar das pessoas, incentivando empregadores a dar o benefício em troca de incentivos fiscais.

Porém, o cartão refeição e demais benefícios oferecidos presencialmente continuam sendo essenciais para que o trabalhador se alimente de forma adequada, continue saudável, produtivo e engajado no modelo home-office. 

Aqui na Pluxee, nós recomendamos que as empresas ofereçam o vale-refeição e demais benefícios para funcionários que estão trabalhando de casa.

Oferecer vale-transporte traz alguma isenção fiscal para a empresa?

Sim, o empregador pode descontar até 6% do salário bruto do funcionário que recebe o vale-transporte

Se os custos de transporte para ir e voltar do trabalho excederem os 6% do valor total do salário, o empregador terá que arcar com custos. 

E se os custos com vale transporte forem menores do que 6%, o empregador deverá descontar apenas o valor real referente a este custo.

Sabia que a Pluxee tem uma solução 100% digital para gestão de vale-transporte? O Pluxee VT faz o serviço de intermediação da compra dos créditos para cada funcionário, levando em consideração a melhor rota e a utilização do benefício por cada colaborador. Com isso, você ganha tempo para outras atividades e reduz seus custos com a oferta do vale transporte.

Quem está de licença maternidade tem direito ao vale-alimentação?

A concessão do benefício vale-alimentação durante a licença maternidade é opcional para os empregadores. 

No entanto, nós recomendamos fortemente que o benefício de vale-alimentação seja mantido, como uma forma de garantir uma alimentação nutricionalmente adequada para a mãe e sua família.

Converse com o RH da empresa em que você trabalha para entender como é a política de benefícios para funcionários afastados.

Quais são os mercados que aceitam vale-refeição?

O vale-refeição é um benefício que deve ser utilizado para a compra de refeições prontas durante o horário de trabalho de um profissional. Regulado pela lei do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é aceito em restaurantes, lanchonetes e outras lojas que vendem refeições. Confira onde usar seu cartão refeição na ferramenta de consulta de rede credenciada Pluxee.

Caso você precise fazer compras no mercado e não tem o benefício, informe seu RH que a Pluxee também disponibiliza o cartão vale-alimentação, que deve ser utilizado para a compra de gêneros alimentícios em mercados, mercearias, hortifrútis e padarias, entre outros estabelecimentos.

O que é PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador)?

PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) é a legislação que regulamenta a oferta dos cartões vale -alimentação e vale-refeição

O PAT tem adesão voluntária e tem como objetivo estimular as empresas a fornecerem uma alimentação adequada aos seus trabalhadores, prevenindo uma série de doenças relacionadas a isso.

As empresas que se cadastram no PAT podem receber isenção em encargos sociais sobre o valor do benefício concedido e redução de até 4% no imposto de renda devido ao acordo com o modelo de tributação de sua empresa.

O que é Pluxee para Consumidores?

Pluxee para Consumidores é uma plataforma completa para quem tem pelo menos um cartão de benefícios Pluxee.

Você tem acesso a saldo do cartão, extrato, consulta a rede credenciada serviços para o cartão como troca de senha, bloqueio, desbloqueio e muito mais. 

No app Pluxee Brasil, gratuito e disponível para Android e iOS, você tem todas essas comodidades e ainda acessa promoções exclusivas só para quem é Pluxee.

 

O que é taxa de entrega?

É a taxa cobrada pela Pluxee para entregar os cartões nas empresas.