como criar cardápio para reforçar imunidade

Cardápio para reforçar a imunidade no seu restaurante. É possível?

19 Agosto 2022

Cuidar da alimentação tem se tornado uma tendência nos últimos tempos. Balancear e equilibrar a quantidade de nutrientes ingeridos ajuda as pessoas a alcançarem uma melhor performance tanto na vida pessoal quanto no trabalho, por exemplo. Através da alimentação é possível desfrutar de uma vida mais saudável e reforçar a imunidade, fazendo com que as pessoas fiquem menos suscetíveis a doenças.

Alimentação saudável traz mais clientes para seu restaurante

Justamente por isso, muitos restaurantes têm prestado mais atenção em como podem contribuir para que seus negócios não sejam restritos a ideia de vender refeições prontas, sim serem promotores de saúde e bem-estar, melhorando a qualidade de vida geral de seus clientes. Quer saber como você pode fazer parte disso? Então, continue a leitura e aproveite!

Por que buscar formas de reforçar a imunidade?

Reforçar a imunidade fortalece a saúde, contribui para o foco e a clareza mental, além de proporcionar mais disposição e energia para a realização das atividades diárias com total produtividade. Uma pessoa com a imunidade fragilizada tem mais chances de adoecer, se tornar improdutiva e até desmotivada. Além disso, o sistema imunológico influencia seu vigor físico e mental para honrar com seus compromissos do dia.

Como reforçar a imunidade por meio da alimentação?

Depois do boom do fast food e da busca intensa por praticidade e velocidade no preparo dos alimentos, muitas pessoas se viram limitadas pela carência nutricional que a maioria deles oferece. As pessoas têm se preocupado cada vez mais com sua alimentação, e uma alimentação de qualidade associada aos benefícios das atividades físicas virou sinônimo de saúde.

Uma alimentação de qualidade envolve ter acesso a frutas, verduras e legumes frescos, consumir alimentos ricos em Vitamina A, B, C, D, ferro, zinco, selênio. Além disso é importante beber bastante água e consumir fibras.

Por isso, as pessoas passaram a prestar mais atenção em alguns alimentos capazes de turbinar a saúde, como:

  • alho;
  • frutas cítricas;
  • couve;
  • brotos;
  • mel;
  • chá verde;
  • linhaça;
  • chia;
  • gengibre;

A natureza é perfeita e fornece tudo aquilo de que precisamos para nos manter saudáveis e com disposição. Então, quanto mais natural a nossa alimentação, maior tende a ser o estímulo benéfico para o nosso sistema imunológico.

Por que investir em alimentação saudável é vantajoso?

Segundo a especialista de food service do Sebrae-SP, a Juliana Berbert em entrevista para o site PEGN, no evento Gulfood 2002 realizado em fevereiro as principais tendências apontadas foram orgânicos e plant-based, sustentabilidade e zero desperdício, tecnologia e automatização, bebidas zero álcool, comunicação e transparência.

Além disso, a analista de competitividade do Sebrae, Mayra Viana destaca que o setor de microempreendedores de restaurantes de alimentação saudável teve um crescimento de 28,44% no primeiro semestre de 2021 comparado a 2020, e o setor de lanchonetes cresceu 23,66%. Isso mostra a preocupação em relação a alimentação saudável crescente entre os consumidores.

Mayra também destaca que a tendências para pequenos negócios de restaurantes e lanchonetes são:

  • incluir opções de pratos vegetarianos no cardápio
  • incluir opções de alimentação inclusiva no cardápio - pratos para pessoas com restrições alimentares como intolerantes a lactose, glúten, alergia a alimentos como amendoim etc.
  • redobrar cuidados na entrega para restaurantes que tem sistema de delivery
  • rever o custo-benefício já que os clientes buscam cada vez mais sabor, qualidade e preço justo
  • apostar em novas experiências de consumo – a importância de estar nas redes sociais para que seu cliente seja conquistado através de fotos e vídeos, e que a curiosidade de visitar o seu restaurante seja despertada desde o primeiro contato. 

O seu restaurante não precisa ser limitado ser veganos, vegetarianos, voltados para alimentação fitness, focados em alimentação sem glúten ou sem lactose, para ser um restaurante que também sirva opções de comidas saudáveis. Mesmo que o seu restaurante ou lanchonete sirva comida italiana, brasileira, japonesa ou marmitas, é importante incluir opções mais saudáveis e diversificadas para atender seu público-alvo e novos clientes também.

Por isso, é importante começar a pensar em um cardápio que comporte alternativas e ingredientes que beneficiem todos os clientes. Assim, além de comida de qualidade, você servirá saúde, bem-estar e qualidade de vida para o seu público.

Como incluir esses ingredientes nos pratos do cardápio?

Apesar de parecer complicado fazer essa transição do prático para o saudável, uma coisa não exclui a outra. Na verdade, é bem simples incluir esses superalimentos no seu cardápio convencional, proporcionando ainda mais saúde aos clientes. Observe alguns exemplos:

  • use mel na salada de frutas;
  • acrescente sementes nas massas;
  • sirva conservas fermentadas;
  • inclua avocado ou abacate nas saladas.

Temperos como naturais como alho, cebola, gengibre, pimenta preta, salsinha, cebolinha e coentro podem ser facilmente incorporados ao cardápio do seu restaurante. Também podem ser oferecidas opções de frutas como sobremesas e sucos naturais adoçados com mel para acompanhar as refeições. Incluir mais opções de peixes no cardápio como atum e sardinha, ricos em Ômega 3 e vitamina D, são ótimas escolhas.

Os alimentos são os combustíveis para o nosso organismo. E, assim como o seu carro, você precisa estar de olho na qualidade desse recurso para não causar problemas mais tarde. Então, certifique-se de oferecer aos clientes opções que os tornem ainda mais vigorosos e saudáveis.

E, se você gostou das nossas dicas sobre como reforçar a imunidade por meio da alimentação, assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!