delivery pos pandemia

Descubra no que investir para melhorar o delivery do seu restaurante

11 Abril 2023

A pandemia mudou os hábitos do consumidor! Você está preparado para atualizar seus serviços de entrega para a melhor experiência do cliente?

O brasileiro está gastando mais com alimentação. O foodservice, que engloba todos os estabelecimentos prestadores de serviços alimentícios, movimentou no país quase R$ 170 bilhões em 2021, um aumento de 18% em comparação a 2020. Os dados são da última pesquisa do Instituto Foodservice Brasil, que projeta um crescimento do setor no pós-pandemia.

Pensando nisso, este conteúdo mostra como a pandemia de Covid-19 afetou os hábitos de consumo no delivery de comida, considerando as alterações no comportamento do consumidor e a inserção de novas tecnologias no segmento e novidades para delivery. Além disso, vamos falar sobre por que é importante investir nos serviços de entrega e dar as melhores dicas para ter sucesso com delivery de comida no pós-pandemia. Continue a leitura e descubra mais!

Como a pandemia afetou os hábitos de consumo no serviço de delivery?

Não há como negar que a quarentena causada pela pandemia de Covid desencadeou uma série de mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro, a começar pelo crescimento do delivery dos restaurantes. O motivo é que, para conter a transmissão do coronavírus, os governos implementaram medidas de distanciamento social, restringindo o acesso do público a espaços físicos, como os restaurantes e serviços alimentícios, por exemplo.

Diante desse cenário, o mercado de alimentação e as empresas de delivery levaram inovação para os seus canais de vendas, reconstruindo e modernizando o conceito de foodservice com a entrega de alimentos.

A transformação acompanhou o comportamento do público, disposto a gastar mais pela experiência de comer diferentes pratos no conforto do lar, sem precisar cozinhar em casa, fortalecendo o delivery na pandemia. Além disso, com o crescimento do setor, os restaurantes investiram em capacitação dos colaboradores e sofisticação do marketing nas plataformas digitais.

Por que é importante investir no setor de delivery?

O serviço delivery é uma oportunidade para aumentar o faturamento do seu negócio no setor de alimentação. Sabe por quê? O serviço de entrega de comida pronta atende à demanda dos clientes que não abriram mão de experimentar seus pratos preferidos no conforto da residência, sem ter necessariamente de ir ao espaço físico do restaurante.

O delivery no pós-pandemia também representa a diminuição dos custos para os estabelecimentos, que não precisam investir grandes quantias em estrutura física e mão de obra de atendimento, por exemplo. O dono do restaurantes ainda pode contar com aplicativos de comida delivery que podem ajudar a reduzir a chance de erro operacional na entrega e garantir a satisfação do cliente.

Como investir no setor de delivery no pós-pandemia?

Neste momento, você sabe porque deve investir no setor de delivery no pós-pandemia. Mas a dúvida que fica é sobre as dicas que facilitam essa tarefa, certo? Veja as principais recomendações do mercado!

Capacitar os colaboradores

A lista não poderia começar de outro modo, pois ao capacitar os colaboradores, o empreendedor consegue garantir o sucesso da operação, que começa com a gestão do negócio e o preparo dos pratos, passando pela entrega de alimentos e o investimento dos lucros na melhoria e no crescimento do restaurante.

Inovar nas opções do cardápio

É verdade que, atualmente, o setor de delivery representa uma ótima oportunidade para quem quer empreender. Mas para garantir o sucesso do seu estabelecimento, é necessário inovar nas opções comercializadas, oferecendo para o cliente um cardápio digital delivery inovador e, se possível, com um ótimo custo-benefício.

Ter boas embalagens para delivery

As embalagens para restaurante delivery têm grande importância, já que garantem a conservação dos produtos e estabelecem uma comunicação com os clientes, que muitas vezes não frequentam os restaurantes, bares ou lanchonetes nos quais pedem comida por delivery. Uma boa opção para fidelizar clientes e valorizar sua marca é utilizar embalagens sustentáveis para alimentos delivery, mostrando que o seu estabelecimento pensa no meio-ambiente.

Neste artigo, você entendeu quais são as melhores práticas para ter sucesso com delivery e entrega de alimentos no seu restaurante. Mas, antes de investir nos serviços de entrega de comida pronta, é importante montar um planejamento estratégico, capacitando os colaboradores, inovando nas opções comercializadas no cardápio e oferecendo boas embalagens dos produtos destinados ao público.

Quer saber mais sobre gestão de negócios, RH e outros assuntos que vão ajudar seu estabelecimento a crescer? Então, assine a newsletter do Sodexo Insights!