Como oferecer alimentação para bem-estar e saúde mental no restaurante?
9 Agosto 2024
A qualidade de vida tem sido uma preocupação cada vez maior para todos nós. Como seu estabelecimento pode entrar nessa tendência?
A qualidade da alimentação tem grande impacto na nossa saúde física. Afinal, alimentação e saúde estão totalmente interligadas. Mas você sabia que a elaboração de um cardápio equilibrado também pode influenciar no bem-estar e na saúde mental?
Isso porque a carência de alguns nutrientes pode desregular todo o nosso organismo, desencadeando uma série de problemas e até agravando outros, como a ansiedade e o estresse. É por isso que saúde mental e alimentação são fatores que estão conectados. Afinal, segundo especialistas, a ansiedade e má alimentação estão totalmente relacionadas, assim como estresse e alimentação.
Vivendo rotinas corridas, repletas de desafios no ambiente profissional, fica difícil manter o controle desses aspectos, não é mesmo? Por isso, é importante contar com estabelecimentos que oferecem uma alimentação equilibrada e saudável. Assim, você pode regular sua energia para ter força total nos momentos de maior demanda e mais suavidade quando estiver na hora de desacelerar.
Como o estresse afeta o bem-estar e a saúde mental das pessoas?
A maioria de nós vive rotinas estressantes, com demandas em excesso, trânsito engarrafado, pouco tempo para entregar tudo e uma sobrecarga capaz de causar estafa em qualquer pessoa. Nesse contexto, o cortisol, hormônio do estresse, é liberado no nosso organismo a doses bem elevadas e quase constantes, desequilibrando ainda mais a nossa saúde física e mental.
Nossa mente é o que controla quase tudo no organismo, incluindo a disposição, a capacidade de focar em uma atividade de cada vez e até mesmo a sensação de alegria ou tristeza. Se já é um desafio comandá-la, imagine ter que contornar as reações bioquímicas do seu corpo enquanto faz isso. Fica praticamente impossível! Portanto, é importante contar com alguns suportes que facilitem a jornada de cada dia e tragam mais segurança psicológica. Uma das formas de evitar esses problemas é controlar a ansiedade com alimentação, por exemplo.
Por que apostar na alimentação saudável para aumentar a imunidade?
Bons alimentos fornecem ao organismo os nutrientes necessários para que ele sintetize os melhores hormônios e ainda mantenha todas as suas funcionalidades em dia. Além do mais, eles podem aumentar sua sensação de leveza e bem-estar, o que contribui para sentimentos e emoções positivas, ou seja, uma leitura mais otimista da vida.
Sendo assim, é importante servir um cardápio alimentar saudável que beneficie o bem-estar e a saúde mental dos clientes, pois alguns alimentos podem ajudar a dar mais disposição e vigor para o dia a dia, enquanto outros podem contribuir para o relaxamento e o alívio do estresse.
Alimentos que ajudam no bom funcionamento do cérebro: Chá verde, chocolate amargo (cacau), frutas vermelhas, oleaginosas, abacate, alimentos com vitamina C, peixes e sementes de linhaça e chia, verduras, e também precisamos de zinco (cogumelos, ovos, semente de abóbora).
Como servir um cardápio de refeição saudável no restaurante?
Para os seus clientes obterem mais bem-estar e saúde mental por meio dos benefícios de uma alimentação saudável, considere incluir no cardápio opções como chá verde, tisana (infusão de ervas), nozes e castanhas.
O chá verde é um ótimo relaxante natural, enquanto a infusão de ervas é ideal compor uma alimentação para aumento de imunidade. Você pode oferecer as bebidas como cortesias da casa, por exemplo, assim que o cliente se sentar à mesa. Elas funcionam muito bem para que o cliente possa aproveitar o intervalo do expediente com tranquilidade.
Já as nozes e castanhas auxiliam no combate aos sintomas de estresse e ansiedade. É interessante incorporar essas oleaginosas aos pratos, desde molhos mais laborados até algumas saladas leves. Essas são apenas algumas dicas para garantir uma alimentação saudável e qualidade de vida aos clientes do seu estabelecimento.
Confira mais alimentos e bebidas para usar nos preparos:
- leite;
- chocolate;
- vinho;
- pistache;
- limão;
- lentilha;
- couve-lombarda;
- iogurte.
Em um cenário pós-pandemia e com resquícios bastante claros de ansiedade e estresse, vale ajudar o seu cliente da maneira que puder, não é mesmo? Afinal, como pudemos observar ao longo do texto, alimentação e saúde mental estão totalmente conectadas, assim como alimentação e imunidade – importante para combater doenças.
E agora que você já sabe dessas dicas, que tal usar esse conhecimento a seu favor para contribuir com o momento de relaxamento do seu cliente durante as refeições?