dicas e boas praticas para restaurantes e lanchonetes

7 dicas e boas práticas para restaurantes

2 Dezembro 2022

Adote essas estratégias que selecionamos para ajudar no desenvolvimento do seu negócio.

Trabalhar com alimentos perecíveis, que é o centro da operação em restaurantes, é sempre muito desafiador. Encontrar uma forma de evitar desperdícios, tanto na cozinha quanto nos pedidos dos clientes, cuidar do armazenamento e garantir a qualidade dos alimentos a cada refeição são iniciativas que demandam processos muito bem definidos e planejados na gestão do restaurante. 

Além disso, usar as ferramentas digitais a seu favor é essencial para atrair novos clientes e manter o seu estabelecimento sempre atual. Felizmente, é possível adotar estratégias para melhorar a performance do seu negócio. Continue lendo e confira um manual de boas práticas para restaurantes com 7 dicas que podem impulsionar o crescimento do seu negócio. 

Entenda o que são boas práticas na manipulação de alimentos

Para que o seu estabelecimento seja bem-sucedido, é essencial adotar boas práticas na cozinha que garantam a qualidade dos produtos e o interesse do público. Essa conduta assertiva consiste em um conjunto de ações e diretrizes que ajudam a aumentar seus lucros, garantir a fidelidade dos clientes e minimizar o impacto em momentos de crise. Afinal, como a margem de lucro costuma ser apertada, é importante agir de forma certeira e estratégica para conquistar os melhores resultados.

Afinal, como a margem de lucro costuma ser apertada é importante agir de forma certeira e estratégica para conquistar os melhores resultados.

Dicas para impulsionar meu restaurante

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Descubra por que é importante ter boas práticas no serviço de alimentação

Como podemos perceber, as dicas de boas práticas para restaurantes se baseiam no bem-estar e na satisfação dos clientes. Elas garantem que a equipe saiba exatamente como lidar com os consumidores e como agir em situações do dia a dia no restaurante.

Saber como se comportar nas redes sociais e criar conteúdo realmente relevante hoje em dia é uma necessidade. As boas práticas para redes sociais e marketing digital garantem que a empresa se mantenha sempre visível, alcance novos mercados e agregue valor aos produtos, criando a sensação de desejo. 

Para isso é necessário ter uma estratégia, ter foco e não simplesmente ter a rede social só por ter. O investimento de tempo e dinheiro tem que trazer retorno.

Confira as 7 dicas de boas práticas para restaurantes

Veja a seguir uma cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação que podem melhorar a performance do seu estabelecimento:

1. Tenha um planejamento eficiente

Um bom planejamento é indispensável para qualquer negócio. Atualmente existem empresas especializadas, assim como a Sodexo, que oferecem aplicativos para os estabelecimentos da rede credenciada, nos quais é possível acompanhar a gestão do faturamento e pedir a antecipação dos recebíveis de qualquer lugar. 

2. Marque presença nas redes sociais

Criar um bom plano de marketing, com postagens regulares nas redes sociais e outras campanhas associadas ajuda a fortalecer a imagem da sua marca e evita que seus perfis fiquem desatualizados.

As mídias sociais são uma forma muito atrativa de se comunicar com o cliente. E ainda podem ser bastante rentáveis, se forem bem utilizadas. Vale ressaltar que, por meio delas, você consegue atrair novos clientes, fidelizar os antigos e criar uma identidade forte para a sua marca, que faça com que as pessoas desejem consumir seu produto. 

Entretanto, para que isso aconteça é importante que você esteja sempre por lá, produzindo conteúdo relevante e interagindo com as pessoas. Também é importante entender quais redes sociais fazem sentido para o seu negócio, e ter um planejamento de conteúdo para cada uma delas. Apenas replicar o mesmo conteúdo para todas suas redes não é vantajoso, afinal cada uma delas tem um propósito diferente e específico.   

3. Faça parcerias

As parcerias são muito interessantes para o crescimento do seu restaurante. Os influenciadores digitais são excelentes para gerar maior visibilidade, tanto para o estabelecimento comercial quanto para o seu perfil nas redes sociais. 

É possível costurar boas colaborações com outros estabelecimentos e empresas que estejam relacionados ao seu segmento. Isso também amplia consideravelmente seu leque de possibilidades e pode aumentar as vendas!

4. Crie conteúdo relevante

A qualidade do conteúdo que você posta nas redes sociais é o primeiro contato que as pessoas vão ter com a sua empresa. Eles têm o poder de criar interesse e curiosidade e conduzir o consumidor a realizar uma compra.

Para isso não basta postar imagens e vídeos sem critério. É importante que o material seja criativo, dinâmico e bem-feito. Quanto mais inovador e atrativo ele for, mais seu perfil vai crescer, e o interesse das pessoas igualmente.

O planejamento de conteúdo deve estar dentro do seu escopo de gestão de bares restaurantes. Assim como a administração do negócio, o planejamento de serviços de alimentação deve ter objetivos claros e alcançáveis, com plano de ação para realizá-los e indicadores que medem o seu progresso.

5. Desenvolva um cardápio atrativo e cheio de opções

É impossível pensar em boas práticas para restaurantes sem pensar no cardápio, afinal, é com ele que o cliente conhece os pratos do estabelecimento e decide o que vai pedir. Por isso, o cardápio precisa ser variado e reunir alimentos bem-preparados. Use conceitos como o da engenharia de cardápio para vender mais.

O layout também é importante. O cliente precisa visualizar o que deseja comer e entender como o prato é preparado e quais ingredientes leva. Nomes criativos ajudam a chamar a atenção e despertar o interesse pelas receitas. Você também pode usar as redes sociais para divulgar o seu cardápio, assim instiga a curiosidade dos seguidores e pode atrair mais clientes.

6. Preocupe-se com a experiência do cliente

As pessoas têm uma relação bastante íntima com a comida. Além de saciar a fome e nutrir o organismo, um prato bonito e saboroso pode despertar muitas emoções. Almoços de negócios, jantares românticos, encontros com os amigos são apenas alguns exemplos de situações importantes que ocorrem ao redor de uma mesa.

Por isso, o restaurante precisa se preocupar em proporcionar a melhor experiência possível para o cliente. Desde o momento da reserva até o pagamento da conta o processo precisa ser simples, leve e sem estresse. Atrasos, pedidos errados, demora para pagar a conta e falhas de comunicação com o garçom, por exemplo, podem contribuir para que o consumidor nunca mais retorne. Atente-se a aspectos importantes da jornada de compra como o pós-venda no restaurante para garantir a recompra e a fidelização desses clientes.

7. Fique de olho nas datas comemorativas

Durante o ano, existem algumas datas que devem ser aproveitadas ao máximo, mas exigem uma preparação prévia. Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais: essas e outras celebrações costumam levar filas e, eventualmente, lotar os restaurantes.

Por isso, é importante que você contrate mão de obra extra, capriche na decoração e prepare seu estoque, considerando ainda o serviço de delivery

Criar um calendário de ofertas te ajuda com o planejamento das campanhas ao longo do ano, facilitando o uso de datas comemorativas para que você possa criar promoções estratégicas que vão impulsionar a vendas do seu estabelecimento.

Aproveite essas ocasiões para criar eventos divertidos e experimentar pratos especiais criados unicamente para a data. E não se esqueça de divulgar bastante.

Como vimos, existem muitas dicas e boas práticas de gestão para restaurantes. O mais importante é ficar sempre de olho nos resultados. Observe se as pessoas estão fazendo mais pedidos no delivery quando você posta alguma promoção, se estão preferindo o ambiente presencial, em quais os dias você tem mais pedidos e se algum cliente menciona suas redes sociais quando vai ao restaurante, por exemplo. Observe o retorno financeiro e vá fazendo ajustes ao longo do caminho.

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