Manter os melhores talentos em um restaurante é um desafio! Mas vamos te ajudar com isso.

7 dicas para reter talentos no restaurante

27 Dezembro 2022

Quer manter seus melhores funcionários trabalhando no seu estabelecimento? Siga essas dicas para ter uma equipe vencedora

 

Atração e retenção de talentos é uma das premissas para que o seu negócio se destaque da concorrência e se torne um restaurante de sucesso. Mas você sabe como atrair e reter talentos na prática?

Ter um chef famoso na cozinha pode fazer a diferença, mas isso não é tudo. Muitas vezes, ter uma pessoa talentosa na equipe, como contar com cozinheiros habilidosos, entrosados e criativos, garçons que se destacam por seu excelente atendimento ao cliente, e gerentes que conseguem lidar com salões cheios e resolução de conflitos é muito mais importante.

Se você tem esses perfis de funcionários na sua equipe, é hora de garantir a valorização do profissional. Aprenda com as 7 dicas que mostraremos a seguir!

1. Desenvolva uma política única

O primeiro passo é desenvolver uma estratégia de retenção de talentos. Vale a pena pensar no grupo, uma vez que todo o trabalho de um restaurante acontece em equipe e uma função depende da outra.

Para tanto, é preciso entender qual é a faixa etária dos seus colaboradores, o estilo de vida de cada um e como eles se mantêm motivados. Vale a pena também descobrir por que seus ex-funcionários pediram demissão do restaurante.

A partir disso, será mais fácil identificar fatores de sucesso para oferecer benefícios como forma de atração e retenção de talentos. Quando a equipe consegue atuar em conjunto e satisfeita, com a maioria de suas necessidades atendidas, a vontade de procurar outro emprego costuma diminuir.

 

Como melhorar a retenção de talentos

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2. Incentive o desenvolvimento de novas habilidades

É impossível pensar em retenção de talentos nas empresas sem considerar o desenvolvimento de novas habilidades. O trabalho no dia a dia pode parecer quase mecânico, mas por meio da experiência, da análise e da percepção dos funcionários, é possível implantar melhorias e inovar no restaurante.

Permitir que os cozinheiros façam cursos e acrescentem novos pratos ao cardápio, promover garçons a funções administrativas, entre outras iniciativas, são ações que contribuem para o crescimento de todos. É importante ter um plano de carreira para os funcionários como parte do seu projeto de retenção de talentos. Assim eles poderão ter perspectiva de crescimento e se sentirão motivados a continuar no restaurante. Dessa forma, todos entenderão que suas habilidades podem ser melhoradas e que há espaço para inovação dentro do seu negócio.

Incentivar essa cultura de crescimento, colaboração e inovação também é importante para promover o entrosamento e o bem-estar e mantem as equipes motivadas. Assim, os funcionários se sentirão valorizados, motivados e engajados, e isso se refletirá em maior produtividade.

3. Conte com um bom clima organizacional

Não se esqueça de que o clima organizacional também é muito importante para reter talentos. Quando o ambiente é positivo, toda a equipe fica mais à vontade para trabalhar.

Isso é algo essencial em um restaurante, que tem horários de maior movimento e aumento de pedidos para delivery. Incentivar a cooperação entre os colaboradores será fundamental para evitar impasses e desentendimentos e fazer com que o trabalho flua melhor.

Além disso, procure valorizá-los fora dos cenários de pico com boas ações de retenção de talentos. Comemore aniversários, presenteie em datas sazonais, celebre conquistas e metas atingidas e promova momentos de conversa e compartilhamento de ideias. Dessa maneira, o clima entre todos será livre de conflitos.

 

4. Invista em treinamentos

Os treinamentos são muito importantes para manter o alto padrão dos serviços de um restaurante e devem ser estabelecidos do momento em que as compras de ingredientes são realizadas até a entrega da refeição na mesa do cliente. Por isso, é essencial que ocorram com frequência.

Esse incentivo em capacitação para retenção de talentos e valorização do profissional vai reforçar pontos indispensáveis para o bom funcionamento de todos os processos. Os cursos servem também como um momento de comunicação e aproximação de toda a equipe, em especial se houver dinâmicas em grupo e rodas de conversa para tirar dúvidas.

Procure treinar os funcionários em relação ao uso de novas tecnologias, técnicas de atendimento, e tudo o que pode melhorar seu negócio. Ao perceberem que eles fazem parte de uma transformação e que são essenciais a ela, terão mais vontade de continuar no restaurante.

5. Ofereça feedbacks regularmente

O feedback nada mais é do que o retorno que o empregador ou o gestor dá ao profissional a respeito de sua atuação diária. É preciso que as conversas sejam frequentes, para que o colaborador reconheça condutas positivas e negativas.

Esse momento ainda serve como um espaço para que ele diga o que pensa e ambos cheguem a um consenso. O estabelecimento também colhe bons frutos ao ouvir, pois pode implementar melhorias e olhar para determinados acontecimentos de outra maneira.

É fundamental apenas ter cuidado quando é preciso dar um feedback negativo. Faça críticas construtivas e aponte questões que realmente possam ajudar o colaborador a crescer, mostre saídas para possíveis problemas e não foque apenas mostrar o erro.

6. Valorize cada indivíduo e continue a estudar sobre atração e retenção de talentos nas organizações

 

Por mais que a política de captação e retenção de talentos seja única, você deve reservar um momento para valorizar cada indivíduo. Conheça a fundo as potencialidades e as dificuldades de cada um.

Ofereça ajuda, elogie e reconheça, na hora do feedback, a importância do trabalhador dentro do restaurante. Continue a estudar sobre como reter talentos para encontrar outras formas de valorização e estratégias de desenvolvimento para a equipe.

Quanto mais o funcionário percebe o envolvimento dos superiores em seu próprio crescimento, mais satisfeito ele fica. Assim, as chances de deixar o negócio passam a ser cada vez menores.

7. Ofereça bons benefícios corporativos

Vale-alimentaçãovale-transporte e vale-presente são benefícios corporativos muito procurados por colaboradores de todos tipos de áreas e setores. Sendo assim, oferecer benefícios inovadores nas empresas é essencial para reforçar a qualidade de vida das equipes e garantir uma boa gestão de desempenho e retenção de talentos.

Não se esqueça de adicionar algumas opções personalizadas a essa lista de benefícios para funcionários. Por exemplo, apoio psicológico, jurídico e social, vale-presentes, prêmios por metas e bonificações por produtividade. Conheça o portfólio da Sodexo, certamente temos um benefício que vai se adaptar às necessidades do seu negócio e te ajudar na retenção de talentos no restaurante. Peça o contato de um consultor!

Como você viu nesse artigo, as alternativas são muitas. Dessa forma, diversifique suas estratégias de atração e retenção de talentos e faça disso um diferencial em seu restaurante, algo que vá muito além de uma boa remuneração para surpreender e estimular seus colaboradores.

Então, gostou de saber mais sobre como reter talentos nas empresas? Em um restaurante, onde o esquema depende inteiramente de um trabalho colaborativo bem-feito, colocar essas dicas em prática é ainda mais essencial para que o negócio prospere e se torne referência para os clientes.

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